A Seat S.A. anunciou um crescimento de 7,5% nas vendas em 2024, com um total de 558.100 automóveis entregues, o que compara com os 519.200 de 2023.
Entre as marcas, a Cupra alcançou 248.100 entregas em 2024, um aumento de 7,5% em relação a 230.700 entregues em 2023. Por seu lado a Seat manteve também a sua trajetória positiva, com as entregas a crescerem 7,5%, atingindo 310.000 unidades (2023: 288.400).
Num mercado de veículos elétricos em declínio, a Seat S.A. contrariou a tendência, registando um aumento nas vendas de veículos eletrificados: 49.400 híbridos plug-in (PHEVs), um crescimento de 14,0%, e 48.000 veículos totalmente elétricos (BEVs), uma subida de 5,9%.
“A indústria automóvel enfrentou grandes desafios em 2024, marcados por condições económicas instáveis, concorrência intensa e uma relutância generalizada em adotar veículos totalmente elétricos. No entanto, estes números positivos incentivam-nos a manter o rumo da nossa estratégia”, disse Wayne Griffiths, CEO da Seat e Cupra. “Os próximos meses testarão a nossa determinação enquanto avançamos com a transformação. Estamos totalmente comprometidos com a eletrificação. No entanto, são necessárias atitudes urgentes por parte dos governos e de outros intervenientes para garantir um futuro elétrico, pois o futuro da nossa indústria está em risco,” acrescentou.
Entre os mercados, a Alemanha consolidou-se como o maior mercado da Seat S.A., com um recorde de 144.400 automóveis entregues, um aumento de 11,9% face a 2023, seguido pela Espanha manteve a segunda posição com 87.100 veículos vendidos, mais 10,0% do que no ano anterior, e do Reino Unido fechou o pódio com 67.200 entregas, uma subida de 16,3% face a 2023.