A Polícia Judiciária (PJ) deteve sete pessoas suspeitas de vários crimes - roubo agravado, coação agravada, ofensas à integridade física e extorsão na forma tentada - contra imigrantes de origem indostânica, em Vila Nova de Cerveira e Valença.
Os crimes, que decorram entre setembro e dezembro do ano passado, terão sido praticados por dois grupos, que “reiteradamente, terão exercido coação e violência sobre imigrantes de origem indostânica, para, de forma ilegítima, explorarem e obter lucros relacionados com a condição vulnerável das vítimas”, explica a PJ, em comunicado.
As investigações, lideradas pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, “decorreram em paralelo, na sequência de dois processos distintos, titulados pelos Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Nova de Cerveira e de Valença”.
Segundo a Polícia Judiciária, uma das vítimas “foi ameaçada com arma de fogo à saída do local de trabalho”, enquanto outra foi “agredida em várias ocasiões”, por recusar entregar o dinheiro pedido.
Nm segundo inquérito, que visou um grupo de três homens, “investigou-se a prática de um crime de roubo, ocorrido em novembro de 2024, com utilização de arma de fogo e de faca, que visou um homem, operário fabril, a quem roubaram dinheiro e bens”.
No total, foram realizadas 11 buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo sido apreendido dinheiro, documentos, um bastão e telemóveis.