Está a correr, nas redes sociais, um anúncio falso a promover uma greve dos trabalhadores não-docentes. O alerta é dado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.
De acordo com a informação que corre, após uma publicação divulgada no Facebook, estaria marcada uma paralisação para esta sexta-feira, dia 29 de novembro.
Mas a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais vem esclarecer, em comunicado, que não foi convocada qualquer greve.
O anúncio que está a ser partilhado, explica a estrutura sindical, diz respeito a um protesto que teve lugar há cinco anos, em novembro de 2019.
“ O objectivo da publicação nesta altura é somente o de criar confusão, de colocar trabalhadores na eminência de terem faltas injustificadas e de estigmatizar a greve, como meio de luta para a obtenção de mais direitos ” , afirma a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.
A federação adianta que o grupo de Facebook onde foi partilhada a publicação “já foi alertado, por várias pessoas, incluindo dirigentes sindicais, para que retire o referido post e proceda a um desmentido”.
A estrutura sindical sublinha que a greve “é um direito inalienável” e que “tudo fará para o defender, repudiando todas as intenções de o pôr em causa, através de diferentes manobras provocatórias”, como aquela que diz agora denunciar.