Depois dos protestos em Lisboa, na terça-feira, o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais e a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais convocaram um conselho geral urgente para a manhã desta quarta-feira.

Depois da tensão durante a manifestação ruidosa dos bombeiros à porta da sede do Governo, no antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, os bombeiros voltam a reunir esta quarta-feira.

O conselho geral urgente, reunido pela Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais e pelo sindicato, vai acontecer a partir das 9:30, em Lisboa.

Os profissionais de todo o país vão avaliar as propostas do Governo para a revisão das carreiras dos Bombeiros Sapadores e vão discutir também novas formas de luta.

Negociações poderão ser retomadas em breve

Na terça-feira, a reunião negocial entre sindicatos representativos dos bombeiros sapadores e Governo foi suspensa pelo Executivo, que alegou falta de condições tendo em conta que do lado de fora do edifício cerca de três centenas de bombeiros protestavam lançando petardos e gritando palavras de ordem.

A PSP anunciou, entretanto, que vai comunicar ao Ministério Público o protesto dos Bombeiros Sapadores junto à sede do Governo por não ter sido comunicado às autoridades e por utilização ilegal de petardos.

O Governo já veio esclarecer que o processo negocial com a classe profissional poderá ser retomado, se as partes se comprometerem com um "diálogo institucional sereno", contrariamente ao que sucedeu na terça-feira.