Um sismo de magnitude 6,1 foi registado ao largo da costa de Vanuatu, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Acontece quatro dias depois de um abalo de 7,3 na mesma zona.
O novo tremor ocorreu às 02:30, hora local, 15:30 de sábado em Lisboa, a uma profundidade de 40 quilómetros e a cerca de 30 quilómetros a oeste da capital, Porto Vila.
Não foi emitido alerta de tsunami.
Não há, para já, informações em relação a possíveis vítimas ou danos.
A rede e comunicações estão indisponíveis desde o anterior sismo, de 7,3, na terça-feira, que provocou pelo menos 14 mortes. Estão também danificados sistemas de abastecimento de água e eletricidade.
Sismo de 7,3 na terça-feira
Um sismo de magnitude 7,3 atingiu o país insular na terça-feira. Morreram, pelo menos, 14 pessoas e mais de 200 ficaram feridas.
Ocorreu a cerca de 30 quilómetros a oeste da capital e o hipocentro foi a 57,1 quilómetros de profundidade.
Afetou principalmente a capital. Pelo menos 10 edifícios da cidade sofreram “danos estruturais”, incluindo embaixadas. O aeroporto esteve encerrado.
Na sequência do primeiro abalo, as autoridades declararam estado de emergência por um período de sete dias, até 24 de dezembro, e recolher obrigatório noturno.
Vanuatu tem cerca de 320 mil habitantes. Está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, com terramotos com frequência.