Um sismo de magnitude 6,1 foi registado ao largo da costa de Vanuatu, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Acontece quatro dias depois de um abalo de 7,3 na mesma zona.

O novo tremor ocorreu às 02:30, hora local, 15:30 de sábado em Lisboa, a uma profundidade de 40 quilómetros e a cerca de 30 quilómetros a oeste da capital, Porto Vila.

Não foi emitido alerta de tsunami.

Não há, para já, informações em relação a possíveis vítimas ou danos.

A rede e comunicações estão indisponíveis desde o anterior sismo, de 7,3, na terça-feira, que provocou pelo menos 14 mortes. Estão também danificados sistemas de abastecimento de água e eletricidade.

Sismo de 7,3 na terça-feira

Um sismo de magnitude 7,3 atingiu o país insular na terça-feira. Morreram, pelo menos, 14 pessoas e mais de 200 ficaram feridas.

Ocorreu a cerca de 30 quilómetros a oeste da capital e o hipocentro foi a 57,1 quilómetros de profundidade.

Afetou principalmente a capital. Pelo menos 10 edifícios da cidade sofreram “danos estruturais”, incluindo embaixadas. O aeroporto esteve encerrado.

Na sequência do primeiro abalo, as autoridades declararam estado de emergência por um período de sete dias, até 24 de dezembro, e recolher obrigatório noturno.

Stephane Rivier HANDOUT

Vanuatu tem cerca de 320 mil habitantes. Está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, com terramotos com frequência.