Numa diferença de 63% para 37%, os eleitores que assistiram ao debate entre os candidatos presidenciais norte-americanos consideram que Kamala Harris prevaleceu sobre Donald Trump. De acordo com uma sondagem da “CNN” realizada após o confronto, os observadores também viram superadas as suas expectativas em relação ao desempenho de Harris, que recebeu melhor avaliação do que Joe Biden no seu debate contra Trump.
Os dados apontam que, nos momentos que antecederam o debate de terça-feira à noite, os eleitores estavam divididos. metade dizia que a vice-presidente dos EUA venceria, e os restantes 50% acreditavam na vitória do republicano.
Foram mais os eleitores já fidelizados de Kamala Harris que lhe atribuíram a vitória (96%), face aos 69% de apoiantes de Trump que ficaram convencidos de que o candidato triunfara.
Mas Kamala Harris saiu vencedora noutra categoria: mais eleitores melhoraram a sua perceção da democrata, com Trump a convencer poucos observadores a mudar de ideias. A grande maioria da audiência admitiu que o debate não alterará o seu sentido de voto, mas os apoiantes de Trump mostraram-se mais propensos a reconsiderar do que os de Harris.
A sondagem da CNN dá ainda conta de que Trump manteve vantagem em assuntos como economia e a imigração e que Harris foi mais fiável nos temas da interrupção voluntária da gravidez e da proteção da democracia.
Em junho, após o debate entre Joe Biden e Donald Trump, as preferências estavam praticamente invertidas face ao confronto desta terça-feira: 67% contra 33% concluíam que Trump tinha superado o rival democrata.