O presidente da Câmara de Lisboa é claramente favorito na corrida à autarquia da capital. Numa sondagem da Intercampus para o “Correio da Manhã”, Carlos Moedas é considerado o “mais competente” para presidir à Câmara, com 46,2% face aos 27,1% da líder parlamentar socialista e candidata do PS às eleições autárquicas em Lisboa, Alexandra Leitão.

Quando questionados sobre quem “acha que vai ganhar e ser presidente da Câmara de Lisboa”, 54,2% dos inquiridos responderam Moedas e 22,1% Leitão.

No Porto, o cenário inverte-se, mas por uma diferença bastante menor. Manuel Pizarro, o antigo ministro da Saúde do Governo de António Costa, é considerado por 29% dos inquiridos “a pessoa mais competente para ser presidente” da Câmara portuense, enquanto 26% consideram ser o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

Questionados sobre quem “acha que vai ganhar e ser presidente da Câmara do Porto”, 28,7% dos inquiridos apostaram em Pizarro e 24,5% em Duarte.

Uma folgada maioria considera que se o PSD perder as autárquicas, o Governo não deve cair: são 72,9% face aos 13,5% que defendem que sim.