A Open IA anunciou, esta segunda-feira, o lançamento do Sora, uma nova ferramenta de inteligência artificialcapaz de criar vídeos a partir de descrições textuais. A novidade permite gerar clipes de curta e longa duração, mas ainda está indisponível na União Europeia e no Reino Unido.
A ferramenta da dona do ChatGPT foi testada durante dez meses, com acesso restrito a um pequeno grupo de utilizadores. Segundo Sam Altman, CEO da OpenAI, a empresa está a trabalhar para disponibilizar o Sora na Europa, mas ainda não há prazos definidos. Não é a primeira vez que a OpenAI adia o lançamento de uma funcionalidade na Europa, justificando o atraso com a necessidade de cumprir as regulamentações de Bruxelas.
O Soratem gerado grande curiosidade entre os internautas, mas a OpenAI avisa que a ferramenta ainda não é perfeita e pode cometer erros. Aliás, numa mensagem no site, a empresa diz que a Sora apresenta limitações técnicas significativas, como dificuldade em replicar traços físicos realistas ou em executar ações complexas em vídeos de longa duração.
Apesar de avanços na velocidade de processamento com o Sora Turbo, a empresa reconhece que ainda há trabalho a fazer para tornar a tecnologia acessível a um público mais amplo. Mesmo assim, Will Peebles, líder técnico do projeto, citado pela Techcrunch, aponta que o modelo é uma ferramenta valiosa para expandir a criatividade humana.
A OpenAI lançou a ferramenta nesta fase inicial para que os utilizadores explorem as possibilidades, ao mesmo tempo em que ajudam a desenvolver normas que garantam o uso responsável do Sora à medida que a tecnologia avança. Para assegurar transparência e segurança, todos os vídeos gerados pelo Sora incluem metadados do tipo C2PA, que identificam a origem, além de marcas d'água digitais.
Na fase inicial, a OpenAI está a limitar o 'upload' de vídeos com pessoas. De acordo com a informação disponível no site, também serão bloqueados conteúdos que contenham 'deepfakes' sexuais e materiais relacionados a abuso infantil.
O que faz a Sora?
A Sora transforma textos em vídeos de alta definição de maneira simples e rápida. Está disponível apenas para os subscritores dos planos Pro e Plus do ChatGPT. A nova ferramenta de inteligência artificial oferece recursos avançados como animações a partir de imagens estáticas, extensão de clipes para narrativas mais longas e edição personalizada com base em texto.
O modelo é capaz de gerar vídeos com diferentes durações, resoluções e proporções, incluindo vídeos de até um minuto de alta definição.
Para utilizar o Sora, os subscritores devem dispor de créditos que variam conforme a resolução e duração do vídeo. Os subscritores devem dispor de créditos que variam conforme a resolução e duração do vídeo. Vídeos em 480p custam entre 20 e 150 créditos, enquanto produções em 1080p podem custar até 2.000 créditos. O plano Pro oferece até 10.000 créditos mensais, enquanto o Plus garante 1.000.