A Spinumviva, empresa da família de Luís Montenegro, veio, esta sexta-feira, prestar esclarecimentos sobre os clientes que foram adicionados recentemente à declaração de interesses do primeiro-ministro. O objetivo, afirma, é “evitar especulações absurdas e infundadas”.

Através de um comunicado, a Spinumviva – que esteve na origem da polémica que levou à queda do Governo - refere quais os serviços prestados às empresas agora conhecidas, garantindo que foram apenas clientes pontuais, com as quais já não trabalha. Em causa, afirma, estão serviços prestados entre os anos de “2021 e 2023”, quando Luís Montenegro ainda não tinha assumido as funções de chefe do Governo.

Segundo a nota divulgada, estão em causa as empresas Portugalenses, Beetsteel, Inetum, Itau, Sogenave, Grupel e Grupo Rodrigues.

O Grupo Rodrigues, que pertence à família da gasolineira de Braga que está entre os maiores doadores ao PSD, foi cliente da Spinumviva entre 2021 e 2022, reforça o comunicado. Terá recebido serviços de consultoria de reestruturação de empresa e planeamento estratégico, de acordo com a declaração do primeiro-ministro, noticiada pelo Expresso, embora essa referência não seja explicitamente feita neste comunicado.

Em relação aos restantes clientes, é referido que foram prestados serviços de consultoria na área da gestão estratégica e empresarial, em 2021, à Portugalenses, empresa de logística e transporte, e à Beetsteel, empresa de construções metálicas.

Terão ainda sido prestados serviços na área da adaptação ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) à Inetum, empresa de serviços digitais, em 2021, à Itau e Sogenave, empresas do setor alimentar, em 2022, assim como à Grupel, fabricante de máquinas, em 2022 e 2023.

“A duração dos serviços variou entre seis e dezoito meses e em nenhum destes casos os valores dos serviços prestados excedeu um montante mensal superior a 1500€”, sublinha a Spinumviva.

A empresa volta ainda a frisar que, desde 2023, “os clientes permanentes na área da proteção de dados representam mais de 99%” da faturação.