Os futebolistas Giorgi Kochorashvili e Alisson Santos vão reforçar o Sporting a partir da temporada 2025/26, chegando provenientes dos espanhóis do Levante e dos brasileiros do Vitória, revelou esta segunda-feira o campeão nacional.

No resumo das entradas e saídas de jogadores ocorridas na janela de transferências de inverno, que esteve aberta entre 1 de janeiro e 3 de fevereiro, os 'leões' dão conta das aquisições a título definitivo do médio internacional georgiano Kochorashvili e do extremo brasileiro Alisson, emprestado à União de Leiria, da Segunda Liga, na primeira metade da época.

Giorgi Kochorashvili, de 25 anos, foi negociado junto do Levante, do escalão secundário espanhol, por 5,5 milhões de euros (ME) fixos, mais dois ME em variáveis, assinando contrato por cinco anos, até junho de 2030, com uma cláusula de rescisão de 80 ME.

Com igual vínculo e cláusula ficou Alisson, de 22 anos, numa transação em que o Vitória, do campeonato brasileiro, recebeu 2,1 ME e reservou 10% de mais-valias futuras - no caso de Kochorashvili, poderá ser reduzida de 12,5% para 10% por opção do Sporting.

O médio georgiano joga em Espanha há oito épocas e chegou ao Levante em 2019/20, após passagens por Girona e Peralada, tendo feito nove golos e quatro assistências em 57 jogos, por entre quase 30 partidas na equipa B 'granota' e uma cedência ao Castellón.

Kochorashvili defrontou Portugal no Euro 2024

Kochorashvili junta ainda 19 internacionalizações e três golos pela seleção principal da Geórgia e ajudou o seu país a chegar aos oitavos de final na estreia absoluta como país independente em Europeus, em 2024, na Alemanha, ao ser totalista nos quatro desafios, entre os quais a vitória sobre Portugal (2-0), para a terceira e última jornada do Grupo F.

Currículo menos vasto aporta Alisson, que não compete há quase dois meses e deixou a União de Leiria ao fim de 18 desafios e seis golos, após um percurso formativo ligado ao Vitória, que o emprestou a Náutico e Figueirense antes da primeira experiência na Europa.

União de Leiria salvaguarda os interesses

Em comunicado, o clube do Lis explicou que salvaguardou os seus interesses na íntegra, com o extremo a deixar os trabalhos da equipa comandada pelo antigo treinador 'leonino' Jorge Silas por decisão da administração, sendo que já começou a treinar em Alcochete.

Além de Giorgi Kochorashvili e Alisson Santos, o documento submetido pelo Sporting à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) elenca a chegada do extremo Biel, que jogou quatro vezes desde a saída do Bahia, por 6,4 ME fixos, acrescidos de dois ME em bónus - os brasileiros têm 30% de mais-valias futuras, que poderão descer para 20%.

Por 65 mil euros, o avançado norueguês Erik Ingebrethsen deixou o Viking para reforçar a equipa de sub-19 'leonina', ao serviço da qual já fez seis encontros, tal como o guarda-redes sérvio Luka Petric, de 17 anos e proveniente dos eslovacos do Slovan Bratislava.

O conjunto principal do Sporting recebeu ainda o guarda-redes Rui Silva, que se tornou titular da baliza desde que foi cedido pelos espanhóis do Real Betis e assinou até ao final de 2023/24, tendo custado 500 mil euros, mais 750 mil em variáveis, com a opção de compra a poder tornar-se obrigatória mediante determinada condição não especificada.


Com LUSA