O Sporting confirmou esta terça-feira a ausência dos seus adeptos na deslocação a Leipzig, em jogo da Liga dos Campeões de futebol, devido ao comportamento dos adeptos 'leoninos' em alguns jogos.
"A Sporting Clube de Portugal -- Futebol, SAD foi notificada pela UEFA sobre a interdição de adeptos do Sporting CP na Red Bull Arena Leipzig para a sétima jornada da Liga dos Campeões. Em virtude dos incidentes verificados em jogos fora, na presente época e em épocas anteriores, a UEFA deliberou a execução desta sanção disciplinar para o jogo em Leipzig", lê-se num comunicado dos 'leões'.
Os campeões portugueses voltaram a apelar "ao comportamento responsável, reforçando que um novo incumprimento poderá ter repercussões financeiras e disciplinares ainda mais significativas para o clube".
"As ações individuais têm, inevitavelmente, repercussões para todos. Somos todos Sporting Clube de Portugal, e é dever de todos zelar pela segurança e pelo futuro da instituição", refere o clube lisboeta.
Em 17 de dezembro de 2024, o Comité de Controlo Ética e Disciplina (CEDB) da UEFA tinha anunciado o castigo ao Sporting, que vai ter ainda de pagar uma multa de 20.000 euros.
Além da multa e da interdição de venda de bilhetes para o jogo em Leipzig, a UEFA impôs aos 'verdes e brancos' uma nova proibição de venda de bilhetes para um outro jogo fora de portas, suspensa por dois anos.
Com base nesta decisão está o comportamento dos adeptos 'leoninos' na derrota frente ao Club Brugge (2-1), que voltaram a utilizar pirotecnia, sendo inclusivamente enviada uma tocha para junto da equipa, quando esta agradecia o apoio.
O Sporting visita em 22 de janeiro o Leipzig, na sétima e penúltima jornada da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol.