O Sporting venceu esta terça-feira na visita à casa emprestada do Rio Ave, por 2-1, e é a primeira equipa a garantir a presença na final da Taça de Portugal.

Depois da vantagem de dois golos conquistada na primeira mão, Rui Borges não queria correr riscos e apresentou um 'onze' inicial de luxo, com destaque para a titularidade de Pote, que esteve afastado dos relvados quase seis meses.

No Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, os 'leões' colocaram-se bem cedo na frente do marcador. Aos 11 minutos. Viktor Gyökeres atacou ao primeiro poste no pontapé de canto batido por Zeno Debast, desviou levemente a trajetória da bola e Gonçalo Inácio, solto de marcação, só teve de cabecear para o fundo das redes de Miszta.

No segundo tempo, aos 50 minutos, o conjunto de Alvalade ampliou a vantagem. Numa Jogada de insistência, os leões aproveitaram um mau alívio de João Graça para obrigarem Miszta a uma defesa incompleta. Gyökeres aproveitou o ressalto para fazer o segundo tento da partida.

Aos 67 minutos chegou o golo dos rioavistas. André Luiz trabalhou com Olinho, antes de tabelar com Clayton e finalizou de pé direito para o golo de honra da formação de Vila do Conde.

Na final, marcada para 25 de maio, no Estádio Nacional, o Sporting vai medir forças com o vencedor da eliminatória entre Benfica e Tirsense, conjunto do quarto escalão, que se defrontam na quarta-feira, na Luz, numa segunda mão em que os 'encarnados' deverão cumprir calendário, depois do claro triunfo na primeira partida, disputada em Barcelos, casa emprestada à equipa de Santo Tirso, por 5-0.