
Esta terça e quarta-feira as temperaturas vão subir em todo o país e os termómetros vão chegar em muitos locais perto dos 30ºC. Contudo, se pensa que é o verão a bater à porta, desengane-se porque vem aí uma nova tempestade.
A subida das temperaturas já se começou a sentir esta segunda-feira, no entanto, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), será terça e quarta-feira os dias mais quentes desta semana.
Na terça-feira, os termómetros vão chegar aos 27ºC em Braga, Viseu, Leiria e Santarém. No Porto deverão atingir os 26ºC, em Lisboa e Évora os 25ºC e em Faro os 24ºC. O distrito mais fresco será a Guarda com 19ºC de máxima e 9ºC de mínima.
Nas regiões autónomas a previsão é de chuva. Com a Madeira a atingir os 21ºC de máxima e os Açores 18ºC.
Para quarta-feira, a previsão são temperaturas dignas de verão. Em Braga, Coimbra e Leiria os termómetros deverão chegar aos 29ºC, em Viana do Castelo, Porto e Santarém aos 28ºC e em Aveiro e Setúbal aos 27ºC.
Em Lisboa a temperatura máxima deverá ser de 25ºC e em Évora e Faro 24ºC.
Para as regiões autónoma a previsão é que os aguaceiros continuem, com temperaturas a variarem entre os 21ºC de máxima e os 14ºC de mínima na Madeira e os 18ºC e os 12ºC de mínima nos Açores.
Calor vem acompanhado por nuvem de poeira
Para terça-feira está ainda prevista uma nova vaga de poeiras oriundas do Norte de África.
O fenómeno atmosférico vai notar-se no céu que ficará mais alaranjado e vai fazer-se sentir sobretudo na quinta e na sexta-feira.
Os especialistas alertam que devem ser tomadas diversas medidas de precaução, sobretudo se tiver problemas de respiração.
Temperaturas baixam e chuva regressa a partir de quinta-feira
A partir de quinta-feira, Portugal vai ser atingindo por uma nova tempestade. Chama-se Oliver e foi batizada pelo Instituto de Metrologia Espanhol (AEMET).
A Oliver trará temperaturas mais baixas, muita chuva, trovoada e granizo, especialmente no Centro e no Sul do país.
A previsão é que os efeitos da tempestade permaneçam até ao fim de semana, com a chuva a intensificar-se na sexta-feira e no sábado.
Para a semana que antecede à Páscoa, os meteorologistas preveem alguns aguaceiros e temperaturas mais frescas. Na Serra da Estrela há inclusive uma forte possibilidade de queda de neve no fim de semana da época festiva.