A TAP e a Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura apresentaram esta quarta-feira a nova ligação aérea entre Funchal e Faro, que será uma realidade a partir de 2 de Junho. Para já os voos estão previstos até 11 de Setembro (as reservas já estão disponíveis), com duas frequências semanais, ou seja durante o Verão IATA. Mas o objectivo é demonstrar que esta rota é rentável ao longo de todo o ano. Isso mesmo deixaram claro, na conferência de imprensa no Hotel The Views Baia, no Funchal, o secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, e o administrador da TAP, Mário Chaves.

Eduardo Jesus fala “de um momento alto para a Madeira”. Naquele que foi o seu primeiro acto oficial desde a tomada de posse do XVI Governo Regional da Madeira, na terça-feira. Eduardo Jesus sublinha que a rota Funchal-Faro é de uma “importância maior”, pois reforça “a conectividade nacional”. Acrescenta, ainda, que dá à Madeira “a possibilidade de se constituir como um novo hub”. “Abre-se assim uma porta importante, pois sabemos que existem muitos turistas que gostam de visitar diferentes destinos durante as suas férias”, aponta.

TAP pretende ter a rota Funchal-Faro durante todo o ano
TAP pretende ter a rota Funchal-Faro durante todo o ano dnoticias.pt

O secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura destaca a importância da rota também para os madeirenses. “Passa a ser mais um destino de viagem”, lembrando que a ligação aérea Funchal-Faro também é elegível para o Subsídio Social de Mobilidade, tal como acontece nas viagens para Lisboa, Porto e Ponta Delgada (Açores).

Para Mário Chaves, esta é uma aposta clara da TAP e “não um mero teste” para se perceber a rentabilidade da rota. É verdade que o mercado terá um papel importante na continuidade n decisão de estender a aposta além do Verão IATA, mas o administrador da TAP garante que “há o objectivo de provar que existe mercado durante todo o ano para a ligação área entre Funchal e Faro”.

A TAP vai retomar no corrente verão IATA a ligação entre Faro e Funchal. A operação inicia-se a 2 de Junho próximo e vai decorrer até 11 de Setembro, com duas frequências semanais. Às segundas-feiras o voo entre Funchal e Faro tem partida marcada para as 20h50 e o voo entre Faro e Funchal às 23h15. Às quintas-feiras, o voo parte do Funchal às 6h10 e de Faro às 8h35. A operação ocorrerá em aeronaves E190 de 106 lugares, com capacidade de lugares em classe económica e executiva, variável em função da procura. Está previsto um total de 30 frequências, correspondentes a uma oferta de 3.180 lugares em cada sentido de viagem.