Um total de 48 mil clientes estavam, às 16h30, sem energia devido ao mau tempo provocado pela tempestade “Kirk”. De acordo com um comunicado da E-Redes as falhas incidem “sobretudo nos distritos de Viana e Braga”.

“Face à gravidade dos danos encontrados, em alguns casos, a reposição será mais demorada”, refere. No total estão mobilizados 800 operacionais, estando “instalados no terreno 56 geradores para minimizar o impacto associado a estas avarias na rede elétrica”.

Às 9h00 desta quarta-feira mais de 400 mil clientes estavam sem energia, desse modo “estão repostos quase 90% do pico de clientes afetados”. As principais causas para as avarias “têm sido quedas de árvores e a projeção de ramos, que têm danificado postes e condutores”.

Desde as 21h00 de terça-feira que a E-Redes ativou o Plano Operacional de Atuação em Crise. Segundo o comunicado, as equipas estão a trabalhar desde as 5h00 e, neste momento, estão a “mobilizar operacionais de outras áreas geográficas” para permitir “rotação operacional e manter o esforço de recuperação na reposição da energia a todos os clientes afetados”.