A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram esta terça-feira para o mau tempo em Portugal continental previsto para os próximos dias, com ondas que podem vir a atingir os 13 metros e ventos com rajadas até 135 quilómetros/hora.
Em comunicado, as autoridades explicam que a previsão do estado do mar aponta para um "agravamento considerável" das condições meteorológicas e de "agitação marítima" a partir de quarta-feira e até à meia-noite de quinta-feira, 10 de outubro.
De acordo com a nota, a agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente de quadrante oeste, "com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os nove e os 21 segundos".
Segundo a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional, são esperados ventos provenientes do quadrante sudoeste, "com uma intensidade média de até 75km/h [quilómetros/hora] e rajadas até 135km/h", além da possibilidade de precipitação entre 0,3 e 25 mm/6h em algumas regiões.
Desta forma, as autoridades alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional apelam a que seja reforçada a amarração e para que se mantenha uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.
As autoridades apelam ainda à população que sejam evitados passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda.
Aconselham também para que não seja praticada a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba "frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".
Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão a partir desta terça-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima, dia em que começa a fazer-se sentir os efeitos da tempestade Kirk.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a tempestade Kirk deverá deslocar-se para noroeste da península ibérica, após passar a norte do arquipélago dos Açores, e aproximar-se do continente na manhã de quarta-feira, com agravamento das condições meteorológicas já esta tarde.
Devido ao agravamento do estado do tempo, o IPMA colocou os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte, passando a aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada a partir das 21:00 de hoje e até às 09:00 de quarta-feira.
Braga e Viana do Castelo bem como o distrito do Porto estão também sob aviso laranja por causa do vento de sudoeste com rajadas 75 quilómetros por hora (km/h), sendo até 95 km/h na faixa costeira e até 110 km/h nas terras altas entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira.
O IPMA emitiu ainda aviso laranja para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste com cinco a seis metros de altura, podendo atingir 12 metros de altura máxima a partir das 09:00 de quarta-feira e até às 00:00 de quinta-feira.
Os avisos laranja são antecedidos de aviso amarelo.