A Tesla anunciou que deu início à produção do renovado Model Y, destinado aos mercados europeus, na fábrica de Berlim, na Alemanha.

A atualização do Model Y, modelo elétrico mais vendido a nível global, pretende impulsionar as vendas da Tesla na Europa, numa altura em que a desaceleração da procura por veículos elétricos está a afetar o setor automóvel.

Esta primeira grande atualização do Model Y desde sua estreia em 2020, surge após as atualizações do Model 3 em 2023 e é marcada por design renovado e um interior mais refinado e repleto de tecnologia.

Nota de destaque para o habitáculo que passa a contar com bancos traseiros podem ser rebatidos eletronicamente, de modo a aumentar a capacidade da bagageira, enquanto os bancos dianteiros passam a ser ventilados e possuem novos revestimentos.

O painel, a consola central e os painéis das portas também foram redesenhados, com uma nova faixa de iluminação ambiente, e contam com acabamentos de toque suave e inserções de camurça vegan para a Launch Series. Existe ainda um novo sistema de áudio com altifalantes ocultos que permitem anunciar uma maior qualidade de som.

O renovado Model Y vai estar inicialmente disponível em duas versões, a Rear-Wheel (RWD), e Long Range All-Wheel Drive. A Tesla não anunciou a capacidade da bateria, mas indicou que a autonomia WLTP estimada é de 466 km e 551 km, respetivamente. A velocidade máxima de carregamento permanece inalterada nos 250 kW, permitindo carregar 266 km em 15 minutos num carregador rápido.