O Mazda 2 Hybrid é o modelo da casa de Hiroshima que tem por base o Toyota Yaris, e na verdade, os dois modelos tem muito em comum, desde a plataforma a fábrica onde são produzidos. No entanto, a Mazda como sempre, aposta nos detalhes para diferenciar o seu citadino do “gémeo” da Toyota e reforça o seu compromisso de sempre na qualidade e conforto.

Modelo de grande importância para o construtor nipónico, o Mazda2 tem o mérito de ser uma das propostas de entrada na estratégia multi-soluções da Mazda, integrando-se na gama de modelos eletrificados, e reconhecendo isso, a casa de Hiroshima, aprimorou o citadino que apresenta hoje uma imagem mais em linha com os restantes modelos da marca, fruto da atualização que recebeu este ano, de forma a fugir, ainda que de forma ligeira, à imagem do modelo que lhe serve de base.

As maiores mudanças surgem na secção dianteira, com a adoção de novos faróis e uma nova grelha bem como um para-choques redesenhado, o que oferece uma imagem mais desportivado pequeno modelo.

Já a secção traseira, destaca-se a ligação horizontal entre os dois grupos óticos com luzes em LED, com um portão da bagageira integralmente na cor da carroçaria.

No habitáculo a unidade que tivemos oportunidade de conduzir, com o nível de equipamento Centre-Line, está equipada com um novo ecrã central de comando tátil com 9”, incluindo um sistema áudio melhorado, com seis altifalantes, Bluetooth, DAB, Apple CarPlay e Android Auto sem fios, uma entrada USB-C, cruise control adaptativo.

Além disso, o Mazda2 Hybrid conta agora com numerosas funcionalidades de segurança, incluindo câmara de visão traseira, reconhecimento de sinais de trânsito, travagem automática de emergência e assistência à direção, a que se juntam ainda vidros elétricos à frente e atrás, espelhos de cortesia para condutor e passageiro, spoiler traseiro, bem como limpa para-brisas com sensores de chuva, volante e alavanca de velocidades revestidos a pele, materiais que estão em linha com a média do segmento.

Em termos de espaço, condutor e passageiro da frente desfrutam de um espaço amplo e confortável com bancos com estofos em tecido, no entanto o acesso ao banco traseiro é um pouco condicionado pelo formato da carroçaria e o espaço destinado aos passageiros não permite grandes folgas para utilizadores de maior envergadura, mas estamos perante um modelo utilitário, e nesse caso este Mazda2 cumpre a sua missão, e oferece uma bagageira com uma capacidade de até 286 litros, suficiente para uma vida citadina.

Condução mais agradável

Equipado com um motor a gasolina 1,5 litros de três cilindros com 92 cv, combinado com um motor elétrico de 80 cv, o Mazda2 Hybrid debita 116 cv de potência conjunta, valores mais do que suficientes para a sua utilização citadina, ou mesmo mais do que isso.
A tecnologia híbrida “simples”, não exige ligação à tomada elétrica, já que utiliza o motor a gasolina e a capacidade de regeneração através da travagem para carregar a bateria, que é pequena, mas que nos permite andar em modo elétrico no pára-arranca da cidade.

Sentado ao volante facilmente encontramos a posição de condução correta e cedo percebemos que o Mazda2 Hybrid é um modelo de fácil condução e bastante agradável em ambiente urbano, despachando-se sempre que sentimos necessidade de acelerar um pouco mais, recorrendo para isso ao motor a combustão que permite que não se perca o dinamismo deste citadino.

A alternância entre motor a combustão e o elétrico acontece sempre sem sobressalto, e para isso contribui a caixa automática e-CVT, que nem sempre reúne o maior consenso, mas que continua a ser competente e a revelar-se um bom aliado.

Confortável, rápido, ágil e divertido de conduzir, quer seja em grandes vias principais ou nas estreitas ruas de algumas cidades, o Mazda2 Hybrid beneficia para isso de uma fácil manobrabilidade, com um grupo motopropulsor híbrido que permite uma condução sem tranquila e permite acelerar de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e anunciar uma velocidade máxima de 175 km/h.

Ao nível dos consumos de combustível o Mazda2 Hybrid regista um intervalo entre os 3,8 e os 4,3 l/100 km, valores que não conseguimos alcançar, apesar de com os 4,4 litros registados não termos ficado muito longe.

Sublinhe-se, ainda, que o Mazda2 Hybrid, tal como toda a gama Mazda que é hoje comercializada em Portugal, está abrangido pela oferta da Garantia Mazda de 6 anos (ou 150.000 quilómetros, o que suceder primeiro) e que cobre todos os defeitos (material e fabrico) e custos de reparação ou de substituição dos componentes afetados (exceto peças de desgaste).

De salientar que a versão do Mazda2 Hybrid tem um preço que começa nos €26.127, apesar da versão testada, Centre-Line, mais apetrechada de série, ter um preço que arranca nos €27.327.

No entanto, a marca nipónica anunciou recentemente uma campanha que decorre até ao final do ano e que torna ainda mais acessível o Mazda2 Hybrid, com preços que se iniciam nos €22.426.

Ficha Técnica

Motor a combustão – Dianteiro transversal 3 cilindros, 1490 cc a gasolina

Potência – 92 cv

Binário – 120 Nm

Motor elétrico

Potência – 80 cv

Binário – 141 Nm

Potência máxima combinada – 116 cv

Transmissão – Automática e-CVT

Tração – Dianteira

0-100 km/h – 9,7 segundos

Velocidade máxima – 175 km/h

Bateria – Iões de lítio 0,76 kWh

Consumo médio – 3,8 a 4,2 l/100 km

Emissões de CO2 – 87-90 g/km

Comprimento – 3,94 m

Largura – 1,74 m

Altura – 1,50 m

Peso – 1180 kg

Bagageira – 286 litros

Preço – A partir de €26.127 (Prime-Line)

Preço da versão ensaiada – €27.327 724 (Centre-Line)