"O capitão Baptista, com uma década de experiência em manutenção da ordem pública, operações especiais e intervenção rápida, desempenhou um papel crucial no fortalecimento das capacidades da unidade especial da polícia de Timor-Leste", refere a Presidência timorense, em comunicado à imprensa.
A cerimónia de condecoração decorreu hoje no Palácio da Presidência, em Díli, e foi presidida pela chefe de gabinete, Jesuína Maria Ferreira Gomes.
O capitão da GNR tem dado assistência ao comandante da Unidade Especial da Polícia no planeamento de operações e no treino especializado em operações especiais, intervenção rápida e cuidados médicos de emergência em ambientes táticos.
"Estes esforços têm aprimorado significativamente as habilidades profissionais dos agentes da Polícia Nacional de Timor-Leste, permitindo-lhes cumprir melhor a sua missão de servir e proteger o povo", acrescenta a Presidência timorense.
A Medalha de Mérito, instituída em março de 2019, reconhece as contribuições de militares, polícias e civis, tanto nacionais quanto internacionais, no fortalecimento da ordem social e para a paz e estabilidade no país.
"A concessão desta honra pelo Presidente Ramos-Horta ao capitão Baptista destaca a importância da cooperação internacional na construção de uma força policial forte e capacitada para Timor-Leste", acrescenta-se no comunicado.
MSE // VM
Lusa/Fim