A Toyota Motor Europe assinou um acordo com a Hydrogen Refueling Solutions (HRS) e a ENGIE com o objetivo de lançar a próxima geração de sistemas de reabastecimento de hidrogénio.

A nova solução, que é mais rápida e mais eficiente em termos de custos, será testada num projeto RHeaDHy financiado pela União Europiea (UE) que se centra na aceleração da implantação de infraestruturas.

Um dos desafios para a expansão da infraestrutura de abastecimento de hidrogénio é a necessidade de dispensadores (postos) de hidrogénio que possam reabastecer mais rapidamente os veículos elétricos a hidrogénio ligeiros e pesados com pilha de combustível.

Para isso, a Toyota Europe avança que a nova tecnologia Twin Mid Flow responde as necessidades ao incorporar um bocal duplo de maior fluxo, permitindo que um dispensador de hidrogénio reabasteça veículos pesados em menos de 10 minutos e veículos ligeiros em menos de 5 minutos. Esta inovação elimina a necessidade de dois tipos diferentes de distribuidores em cada posto de abastecimento.

A vantagem prática é que um camião de 40 toneladas poderá ser reabastecido para uma autonomia de 600 km em apenas 8 minutos e para uma autonomia de 900 km em apenas 12 minutos.

Para além disso, o custo de instalação destas estações de reabastecimento de hidrogénio será significativamente mais baixo, o que ajudará a acelerar a sua implantação, em conformidade com o objetivo estabelecido pelo Regulamento da UE relativo às Infraestruturas para Combustíveis Alternativos (AFIR) de implantar estações de hidrogénio acessíveis ao público a cada 200 km ao longo da Rede Transeuropeia de Transportes até 2030.

No âmbito do acordo agora assinado, a Toyota fornecerá um banco de ensaios e um camião equipado com a tecnologia Twin Mid Flow. A Hydrogen Refueling Solutions e a ENGIE irão desenvolver estações de reabastecimento de hidrogénio de nova geração compatíveis com esta inovação, que serão testadas no projeto RHeaDHy a partir do último trimestre de 2025.

“Para contribuir para o crescimento dos ecossistemas de hidrogénio, a Toyota já está a trabalhar com parceiros comerciais que estão a inovar uma vasta gama de aplicações de emissões zero de carbono, utilizando os nossos sistemas avançados de células de combustível. O desenvolvimento da tecnologia Twin Mid Flow é o próximo passo no nosso esforço para estimular o crescimento dos ecossistemas de hidrogénio. Estamos entusiasmados com esta nova parceria”, afirmou Thiebault Paquet, vice-presidente de I&D da Toyota Motor Europe.