![Tromba de água na Praia de Porto de Mós, em Lagos](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
A tromba de água foi avistada por populares volta das 8:45 desta terça-feira. A capitania do Porto de Lagos diz, no entanto, não ter registo de quaisquer ocorrências.
O distrito de Faro, do qual faz parte o concelho de Lagos, está sob aviso amarelo até às 15:00 devido à chuva.
O que é uma tromba de água?
Este fenómeno meteorológico relativamente raro em Portugal é equiparado a um tornado, mas ocorre exclusivamente em grandes superfícies de água.
Trata-se de "um turbilhão de vento, muitas vezes violento" que levanta gotículas de água da superfície do mar ou rios.
O resultado é uma "coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil", explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um ferido ligeiro em Silves
Se em Lagos, não houve qualquer registo de feridos, o mesmo não aconteceu em Silves. Um homem de 72 anos ficou ferido depois de uma rajada de vento ter feito cair um poste sobre uma garagem em São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, disse fonte da Proteção Civil.
De acordo com fonte do Comando Regional do Algarve, o acidente ocorreu devido a um episódio de vento muito forte registado pouco depois das 10:00, na zona de Vale Barriga, no concelho de Silves.
O vento forte provocou danos em duas habitações, numa das quais caiu um poste sobre uma garagem, provocando ferimentos ligeiros num senhor de 72 anos, especificou.
Segundo o Comando Regional do Algarve da Proteção Civil, até às 12:30 foram registadas 17 ocorrências, a maior parte alagamentos no perímetro urbano das cidades de Loulé e de Faro.
Com LUSA