Este domingo, numa publicação na redes social Truth, Donald Trump voltou a defender que o Canadá deveria tornar-se parte dos Estados Unidos. O presidente norte-americano escreveu que o país paga “centenas de milhares de dólares para subsidiar o Canadá” e que, por isso, o país deveria passar a ser o 51ª estado americano.

“Não precisamos de nada do que eles têm. Temos energia ilimitada, devíamos fabricar os nossos próprios carros e temos mais madeira do que alguma vez poderemos utilizar. Sem este subsídio maciço, o Canadá deixa de existir como um país viável. É duro mas é verdade! Portanto, o Canadá deveria tornar-se o nosso querido 51º estado. Impostos muito mais baixos e uma proteção militar muito melhor para o povo do Canadá - e sem tarifas”, escreveu.

Considera que dessa forma os canadianos poderiam beneficiar de impostos mais baixos, melhor proteção militar e zero tarifas aduaneiras, como as que foram oficializadas no sábado aos produtos importados do Canadá para os Estados Unidos.

Este domingo, como resposta às medidas implementadas por Donald Trump - que oficializou no sábado a aplicação de tarifas alfandegárias sobre produtos importados do Canadá, e de outros país - o primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou que o país vai aplicar as mesmas tarifas (25%) aos produtos norte-americanos.

O primeiro- ministro anunciou que as taxas sobre 30 mil milhões de dólares de frutas e bebidas alcoólicas norte-americanas vão entrar em vigor na terça-feira, ao mesmo tempo que as americanas.

O Canadá irá gradualmente "impor taxas alfandegárias de 25% sobre os produtos americanos, totalizando 155 mil milhões de dólares canadianos", anunciou.