
A polícia turca deteve 525 suspeitos de tráfico de droga durante a madrugada de hoje em Ancara, no que o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, disse ser a "maior operação de narcóticos" realizada na Turquia.
A operação envolveu milhares de polícias, cães farejadores, 'drones' e helicópteros, e teve como alvo mais de 625 locais, disse Yerlikaya, citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press.
As rusgas foram o resultado de uma "vigilância técnica e física" de cada suspeito durante seis meses, referiu.
Yerlikaya disse que muitos dos detidos eram suspeitos de estarem envolvidos na venda de estupefacientes "em bairros e ruas através de plataformas de comunicação baseadas na Internet".
"Mostrámos mais uma vez muito claramente a esses vendedores de veneno: as ruas em que entraram são um beco sem saída", escreveu Yerlikaya nas redes sociais.
O Ministério do Interior afirmou que a repressão vai continuar e que serão efetuadas mais detenções nos próximos dias.
As rusgas na Turquia seguem-se a uma operação em grande escala a nível europeu, na terça-feira, que visou redes internacionais de tráfico de droga e de branqueamento de capitais.
Mais de 230 pessoas foram detidas durante a operação conduzida pela Europol e pelas forças policiais dos Países Baixos, Turquia, Alemanha, Espanha e Bélgica.
Durante a operação foram apreendidos bens no valor de 400 milhões de dólares (351,5 milhões de euros, ao câmbio atual).