Os serviços de informações militares ucranianos (GUR) reivindicaram um ato de sabotagem contra um caça-minas da Frota Russa do Mar Báltico, em Baltisk, o principal porto do enclave russo de Kaliningrado. O caça-minas Aleksander Obukhov “sofreu graves danos” devido ao “misterioso aparecimento de um buraco na conduta de gás” que fez com que entrasse água no motor, de acordo com um comunicado dos GUR.

O exército ucraniano reivindicou ter atingido o maior terminal petrolífero da Crimeia, a península ucraniana anexada por Moscovo em 2014, com as autoridades russas a relatarem um grande incêndio. “Esta noite, as forças de defesa realizaram um ataque bem-sucedido a um terminal petrolífero marítimo inimigo” ao serviço do exército russo em Feodosia, uma cidade no leste da Crimeia, indicou o Estado-Maior ucraniano.

A Rússia lançou três mísseis hipersónicos Kinzhal contra a Ucrânia, um dos quais atingiu um aeródromo, enquanto os outros foram abatidos pela defesa aérea quando estavam sobre Kiev, segundo a força aérea ucraniana. “Um dos três ‘Kinzhals’ atingiu a área do aeródromo de Starokostiantiniv, na região de Khmelnitsky”, explicou a força aérea, referindo-se à base militar ucraniana localizada na referida região do oeste da Ucrânia, que é frequentemente alvo dos ataques russos.

Outras notícias do dia:

⇒ A Ucrânia não vai prolongar o acordo de trânsito de gás com a Rússia depois de este expirar no final do ano, disse o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, durante um encontro em Uzhhorod com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico. “A Ucrânia afirma, mais uma vez, que não irá manter o acordo de trânsito com a Rússia após o seu termo. O objetivo estratégico da Ucrânia é privar o Kremlin dos lucros da venda de hidrocarbonetos que o agressor utiliza para financiar a guerra”, declarou Shmyhal numa conferência de imprensa ao lado de Fico.

⇒ O Kremlin denunciou um ataque informático “sem precedentes” contra dois dos principais canais públicos de televisão da Rússia, que suspenderam as respetivas emissões online. “O nosso grupo empresarial de informação estatal (VGTRK), um dos maiores, enfrentou um ataque sem precedentes a toda a sua infraestrutura digital”, afirmou o porta-voz presidencial, Dmitry Peskov. Em concreto, foram alvos de ciberataques os canais Rossiya 1 e Rossiya 24.

⇒ O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) anunciou que abriu processos criminais contra 14 jornalistas estrangeiros desde 17 de agosto por terem atravessado ilegalmente a fronteira entre a Ucrânia e a região russa de Kursk. Em agosto, a Ucrânia lançou um ataque surpresa contra a região de Kursk, capturando o território em torno da cidade fronteiriça de Sudzha, na primeira tomada sustentada de território russo pela Ucrânia desde o início da guerra.

⇒ Um tribunal russo condenou um cidadão americano de 72 anos a seis anos e dez meses de prisão por lutar como mercenário a favor da Ucrânia. Os investigadores afirmaram que Stephen James Hubbard, natural do Michigan, recebia mil dólares por mês para servir numa unidade de defesa territorial ucraniana na cidade de Izyum, no leste do país, onde vivia desde 2014.