Pelo menos uma pessoa morreu e três ficaram feridas, esta segunda-feira, depois de um avião de carga se ter despenhado junto ao aeroporto de Vilnius, na Lituânia.
A aeronave da multinacional DHL, operada por uma empresa espanhola, falhou a aterragem e embateu numa zona residencial.
Segundo a agência Reuters, o aparelho terá deslizado no chão antes de embater no pátio de uma casa. O acidente ocorreu por volta das 05:30 locais (04:30 em Lisboa).
Uma moradia de dois andares incendiou-se, mas não se registaram vítimas em terra.
"Um membro da tripulação foi encontrado sem sinais vitais e dois outros foram resgatados e levados para o hospital", disse o diretor do centro de gestão de crises do país NKVC, Vilmantas Vitkauskas.
O centro nacional de gestão de crises revelou que não há dados que sugiram que tenha havido uma explosão antes da queda do avião.
Autoridades não descartam terrorismo
Segundo a LRT, o chefe da Polícia lituana, Arūnas Paulauskas, disse que o acidente deverá ter sido provocado por "uma falha técnica ou erro humano". No entanto, sublinha que a hipóteses de terrorismo "não pode ser descartada".
"Esta é uma das versões do acidente, que será investigada e verificada. Há muito trabalho pela frente. A recolha de provas pode levar uma semana, não haverá respostas rápidas", disse Paulauskas.
O presidente da Câmara de Vilnius, Valdas Benkunskas, disse que o avião atravessou o recinto da casa e se despenhou no pátio.
"Os 12 residentes da moradia estão a salvo e foram retirados", acrescentou.
O avião de carga Boeing 737-476 voava da Alemanha para a Lituânia e fontes oficiais disseram que a causa do acidente ainda estava a ser investigada.
O aeroporto de Vilnius continua a funcionar normalmente, embora alguns voos tenham sofrido atrasos e um avião com destino a Riga (Letónia) tenha sido cancelado.
Com Lusa