Num audacioso plano de redução de custos, a Volkswagen anunciou um plano de poupança de €10 mil milhões para assegurar a sua vantagem competitiva até 2026. Esta estratégia abrangente poderá resultar em cortes salariais de 10% em posições administrativas, poupando à fabricante de automóveis cerca de €800 milhões anualmente, enquanto uma redução de 20% nos custos administrativos será alcançada através de resgates voluntários, reformas antecipadas e uma intensa paragem nas contratações, evitando despedimentos diretos, mas reduzindo significativamente a força de trabalho.

Intitulado “Acelerar para a Frente / Caminho para 6.5,” o plano da VW visa um retorno de 6.5% sobre as vendas até 2026. O CEO Thomas Schäfer classificou esta iniciativa de redução de custos como “o programa mais abrangente que a marca já lançou,” alertando que a empresa deve reformular estruturas antigas para enfrentar a feroz concorrência dos veículos elétricos e o aumento dos custos operacionais​.

Um Caminho Difícil pela Frente: Proteções de Emprego em Questão

O programa radical da VW também abalou os alicerces das longas proteções de emprego na Alemanha. Relatos indicam que a VW poderá rescindir acordos com três décadas de idade que protegem o emprego até 2029 nas suas fábricas alemãs, abrindo a porta a despedimentos até 2025. Os líderes sindicais prometeram resistir a estas mudanças, com Daniela Cavallo do sindicato IG Metall prometendo “resistência feroz” a quaisquer cortes na força de trabalho​.

Racionalização da Produção para Aumentar a Eficiência

A abordagem da VW não se limita a salários e cortes de emprego. Os planos incluem a redução dos ciclos de produto de 50 para 36 meses, a diminuição dos tempos de produção e a implementação de uma redução de 50% nos veículos de teste físicos através da utilização de testes digitais e tecnologia avançada. A VW também pretende melhorar a aquisição e os serviços pós-venda, o que poderia poupar centenas de milhões anualmente, apertando assim as suas operações para manter as margens à medida que a concorrência aumenta​.

Este plano agressivo é uma aposta de alto risco que a VW espera que a transforme numa fabricante de automóveis mais enxuta e ágil, capaz de enfrentar os desafios de um mercado que se está a eletrificar rapidamente.