
A Volvo Cars está a celebrar o seu 98.º aniversário, uma viagem que começou em 14 de abril de 1927, quando o primeiro modelo, o Volvo ÖV4, modelo apelidado de “Jakob” – saiu da fábrica em Lundby, na Suécia.
Desde o início, a missão da Volvo tem sido focada na segurança das pessoas, o que ao longo da história se tem traduzido num um legado de inovação, segurança e sustentabilidade que a marca tem vindo a construir ao longo das décadas.
Com o compromisso inabalável com a segurança, a Volvo foi pioneira em diversas inovações tecnológicas, incluindo o desenvolvimento do cinto de segurança de três pontos, a introdução da terceira luz de travagem, airbags, a deteção de peões, ciclistas e animais com travagem automática, entre muitos outros avanços que tornaram os automóveis Volvo sinónimo de proteção.
Com 98 anos de idade a Volvo emprega atualmente aproximadamente 42.600 pessoas e opera em várias localizações globais, incluindo Gotemburgo (Suécia), Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA) e várias cidades na China, além de contar com centros de pesquisa e desenvolvimento em Gotemburgo e Xangai.
Recorde-se que a Volvo comercializou em 2024 um total de 763.389, o que constitui um novo recorde para o construtor sueco que vai pretende lançar este ano cinco novos modelos, entre os quais os já apresentados EX30 Cross Country, uma versão mais radical e vocacionada para o todo-o-terreno do EX30, bem como ES90, a berlina elétrica topo de gama da Volvo.
Além disso, a marca sueca, fundada a por Assar Gabrielsson e Gustav Larson, anunciou recentemente nomeação de Hakan Samuelsson para o cargo de CEO, substituindo Jim Rowan que liderou a empresa nos últimos três anos.