A VW apresentou três novos concepts no Salão Automóvel de Shanghai, na China, que antecipam outros tantos modelos elétricos e com extensão de autonomia destinados ao mercado chinês.

Desenvolvidos em conjunto com marcas chinesas parceiras FAW, SAIC e Anhui, os novos ID. Aura, ID. Era e ID. Evo, antecipam os modelos de produção que devem começar a chegar ao mercado até o fim de 2027.

Os novos modelos, que não devem chegar ao mercado europeu, fazem parte da estratégia da marca para a China e pertencem à categoria de veículos nova energia, ou seja, totalmente elétricos, bem como modelos com propulsão híbrida plug-in e extensor de autonomia.

Todas as versões de produção dos concepts agora apresentados i serão equipadas com sistemas baseados em Inteligência Artificial, para uma condução altamente automatizada.

“Nos próximos três anos, lançaremos mais de 20 veículos elétricos de última geração, com tecnologias inovadoras para atender a todos os nossos clientes na China. Com a nossa estratégia ‘Na China, para a China’, concretizaremos todo o nosso potencial e demonstraremos a nossa força inovadora a nível local”, destacou Stefan Mecha, CEO da marca VW Passenger Cars para a China.

ID. Aura

O ID. Aura, apresentado em Shanghai, resulta da parceria entre a VW e a FAW, e é o primeiro concept baseado na Compact Main Platform (CMP) com arquitetura eletrónica por zonas, projetada pela VW especificamente para o mercado chinês. Graças à sua alta capacidade computacional baseada em Inteligência Artificial, o sistema de condução altamente automatizado utilizado nesta plataforma eleva o padrão para um comportamento de direção inteligente e natural. Além disso, conta com comandos por voz mais fluidos e interface gráfica inspirada em smartphones a fim de facilitar a interação com o utilizador

ID. Era

Produzido em conjunto com a SAIC, o ID. Era é um SUV de grande porte, com três filas de bancos, e que antecipa aquele que será o primeiro modelo da marca germânica com tecnologia de extensor de autonomia.

Um gerador a combustível carrega a bateria durante a condução e proporciona uma autonomia adicional de mais de 700 quilómetros, que se somam aos 300 quilómetros de autonomia 100% elétrica, o que permite por isso uma autonomia total de 1.000 quilómetros.

ID. Evo

Este concept da VW Anhui, a joint venture criada em 2017 entre a JAC Motors e a VW, tem por base ma plataforma de 800 volts. Trata-se do primeiro SUV totalmente elétrico de grande porte da família ID. Unyx, da VW.

O modelo tem arquitetura eletrónica de alto desempenho e oferece novos serviços digitais, como também expande continuamente a experiência do utilizador com atualizações remotas, ‘over-the-air’, em intervalos curtos.