Volodymyr Zelensky acusou esta quarta-feira Vladimir Putin de estar a planear ataques às centrais nucleares na Ucrânia.
"Recebi outro relatório alarmante dos nossos serviços de inteligência. Putin parece estar a planear ataques às nossas centrais nucleares de energia e às suas infraestruturas, procurando desligá-las da rede elétrica", disse o Presidente ucraniano na Assembleia-Geral da ONU.
Zelensky acusou Moscovo de vigiar as centrais "com a ajuda de satélites - já agora - de outros países" e deixou um aviso: "Qualquer míssil ou ataque de drone sobre o sistema energético pode conduzir a um desastre nuclear".
"Um dia como este nunca poderá chegar e Moscovo tem de entender isto", salientou.
Zelensky defende “paz concreta e justa”
O Presidente ucraniano pediu ainda o apoio das Nações Unidas para garantir a paz na Ucrânia. Defende que a fórmula da paz é a única maneira de terminar a guerra.
“Quando o agressor exerce o poder de veto a ONU fica impotente para travar a guerra, mas a fórmula para a paz pode travá-la. (…) Quaisquer tentativas paralelas ou alternativas para alcançar a paz são, na verdade, esforços para alcançar uma pausa e não um fim para a guerra. Quero paz para o meu povo, uma paz concreta e justa e peço o vosso apoio”, afirmou Zelensky.