O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai participar na reunião do Conselho NATO-Ucrânia na quinta-feira, disse à Lusa fonte diplomática da Aliança Atlântica.

Zelensky, indicou a mesma fonte, vai participar na reunião do organismo criado para aproximar o país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que terá início ao final da tarde de quinta-feira.

Durante a manhã, o Presidente da Ucrânia vai estar na reunião do Conselho Europeu.

Volodymyr Zelensky vai deslocar-se depois para o quartel-general da NATO, em Bruxelas, capital da Bélgica, para discutir o "plano para a vitória" que está a apresentar.

O plano contempla, por exemplo, um convite para a Ucrânia aderir à Aliança Atlântica, mas na tarde de quarta-feira o secretário-geral, Mark Rutte, rejeitou concretizá-lo para já, reconhecendo, contudo, que o país "está mais próximo do que nunca" de fazer parte do bloco político-militar.

O convite é o ponto principal de um plano com cinco partes apresentado pelo chefe de Estado ucraniano. No entanto, os 32 países que compõem a Aliança Atlântica têm rejeitado concretizar esse convite.

O "plano para a vitória" de Zelensky inclui ainda uma estratégia para melhorar as capacidades militares da Ucrânia, excluindo, no entanto, a existência de armamento nuclear, e um mecanismo para fazer crescer a economia ucraniana, severamente depauperada pelas disrupções da guerra e canalização de verbas para repelir a invasão russa.

Ainda é incerto se Volodymyr Zelensky viajará na sexta-feira para Berlim, onde decorrerá um encontro entre o chanceler alemão, Olaf Scholz, o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, e o homólogo francês, Emanuel Macron, para abordar o "plano para a vitória" com os líderes de três das maiores economias mundiais.

Zelensky mostra que a Ucrânia tem que continuar a ser viável como um país de forma íntegra"

- Com Lusa