O Presidente ucraniano anunciou hoje que chegou aos Emirados Árabes Unidos para uma visita que inclui a discussão de um "grande programa humanitário", quando é esperado um encontro na região entre os presidentes russo e norte-americano.

"Visita oficial com a primeira-dama aos Emirados Árabes Unidos", disse Volodymyr Zelensky numa rede social, publicando um vídeo em que descia do avião.

"A prioridade é trazer mais prisioneiros para casa, além de investimento e parceria económica. Um vasto programa humanitário", acrescentou.

Os Emirados Árabes Unidos têm sido um importante mediador entre a Rússia e a Ucrânia, contribuindo para o intercâmbio de prisioneiros e o regresso de crianças ucranianas ao seu país.

Zelensky tinha anunciado esta semana que iria visitar os Emirados, a Turquia e a Arábia Saudita nos próximos dias.

O líder ucraniano disse na sexta-feira, no entanto, que não tinha planos para se encontrar com autoridades russas ou norte-americanas.

Moscovo e Washington preparam-se para uma cimeira entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homologo norte-americano, Donald Trump, provocando reações na Europa e em Kiev, que não querem ficar de fora das negociações sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia.