Tudo começou quando um visitante do jardim zoológico Yaan Bifengxia, (uma atração turística bastante popular na China), fez um post nas suas redes sociais dizendo que o zoo estava a vender suposta “urina medicinal” de tigres-da-Sibéria. O caso tornou-se alvo de duras críticas e preocupação.

Alegando um "bom efeito terapêutico" em problemas como a artrite reumatoide, entorses e dores musculares, o zoo vende as garrafas (de 250ml) por 50 yuan (cerca de seis euros e 59 cêntimos) e recomenda que a urina seja misturada com vinho branco e aplicada nas áreas afetadas com lascas de gengibre.

Segundo o South China Morning Post, aos clientes, foi dada ainda a informação de que o líquido era seguro para ingerir oralmente, mas que a ingestão devia ser interrompida se surgissem sinais de alergia.

DR

Um especialista em medicina tradicional chinesa explica ao mesmo jornal que a urina de tigre não tem qualquer efeito terapêutico provado e não é reconhecida como parte da medicina tradicional chinesa.

Os funcionários do zoo revelaram que as vendas eram medianas e rondavam as duas garrafas por dia. Também insistiram que a mistura preenchia os requisitos necessários para ser rotulada como "medicinal" e que estavam autorizados a vender a urina, desde que tivessem uma licença.

"Eu comprei um pouco para o meu pai, por pura curiosidade, mas não vi nenhum efeito", disse um visitante do zoo ao South China Morning Post.

"Estou a pensar comprar uma garrafa para a minha mãe. Já que não há efeitos secundários, pensei em experimentar", disse outro visitante.

Não se sabe há quanto tempo começou a venda destas garrafas. Relatórios consultados pela imprensa chinesa que mostram que em 2014 o zoo tinha dado urina de tigre-da-Sibéria como prémio a celebridades vencedoras de um reality show.

Esta não é a primeira vez que um zoo chinês é alvo de críticas por vender urina de tigre. Em 2004 o jornal descobriu que vários jardins zoológicos da província de Chongqing estavam a usar métodos pouco convencionais para recolher urina de tigres e, na altura, um investigador académico da Universidade de Shangai de Medicina Tradicional Chinesa e Farmacologia disse que a saúde dos tigres podia ser afetada pelos métodos de recolha e que os resíduos químicos na urina dos tigres podia causa complicações de saúde a quem a ingerisse.