O momento foi protagonizado pelo presidente dos Estados Unidos da América e está a tornar-se viral. Joe Biden usou um chapéu daquele que até há bem pouco tempo era o seu adversário na corrida à Casa Branca, o antigo presidente e novamente candidato republicano Donald Trump.
Tudo aconteceu esta quarta-feira, num evento em Shanksville, no estado da Pensilvânia, para assinalar os 23 anos dos atentados de 11 de Setembro nos Estados Unidos.
Um vídeo que está a circular pela internet mostra Joe Biden à conversa com um apoiante de Trump, que está a usar um chapéu com o nome do republicano. Após uma troca de palavras, o homem convence Biden a usar ele o chapéu e depois elogia-o em tom de gozo.
A conversa começa com Biden a oferecer ao homem um chapéu com o logótipo presidencial, disponibilizando-se para autografá-lo. O apoiante de Trump faz referências pouco simpáticas à avançada idade do presidente norte-americano e depois oferece-se para trocar de chapéu com ele, entregando-lhe o boné com o nome do candidato republicano.
Joe Biden começa por recusar – afirmando mesmo que não irá“assim tão longe” -, mas acaba por colocar o chapéu com o nome de Trump na cabeça. Todos aqueles que estão a volta irrompem num aplauso, enquanto o presidente norte-americano exibe um grande sorriso.
A campanha de Donald Trump foi rápida a partilhar uma imagem do momento e a deixar um comentário em tom irónico e jocoso.
“Obrigada pelo apoio, Joe!”, lê-se na publicação partilhada na rede social X.
"Espírito" de união
A Casa Branca já veio responder ao sucedido e alegar que Joe Biden colocou o boné como um gesto em nome da unidade da nação.
“Enquanto gesto, ele ofereceu um chapéu a um apoiante de Trump, que depois disse que, no mesmo espírito, o presidente dos Estados Unidos da América deveria usar o seu chapéu do Trump”, justificou Andrew Bates, assessor de imprensa da Casa Branca.
O incidente aconteceu horas depois de, durante o debate presidencial entre Donald Trump e a candidata democrata, a vice-presidente Kamala Harris, o republicano ter gozado e dito que iria oferecer à adversária um chapéu a dizer “Make America Great Again” (“Tornar a América Grande Outra Vez”), popular frase de campanha de Trump.