Este fim de semana realizou-se mais uma jornada da Liga Portuguesa de Futebol Americano onde o jogo com maior interesse colocava frente a frente os Lisboa Devils e Salgueiros Renegades. As duas equipas têm um longo historial de duelos entre si com os Devils a terem vantagem ao ganharem 5 dos 7 jogos disputados, inclusive a final da 8ª edição da competição. Em particular para a equipa do Renegades, os Devils têm sido um "muro difícil de escalar", visto que foi a equipa da capital que os eliminou na fase dos playoffs nas últimas duas temporadas.

Uma entrada a todo o gás

No que diz respeito ao jogo em si, os Devils entraram melhor em campo fazendo uso de uma ataque que já provou conseguir atacar em todas as dimensões.

Os Devils moveram a bola de forma metódica, fazendo uso do seu jogo de corrida pelo running back estrela, Jesuíno "Juzz" Furtado, ou através do jovem André Fraga. No entanto, acabaria por ser no jogo de passe que o quarterback, e treinador principal, Bernardo Solipa conseguiria encontrar o seu irmão, Guilherme Solipa, atleta que falhou o primeiro jogo da temporada mas que entrou com tudo neste para dar o primeiro touchdown da partida para a sua equipa

Ainda na primeira parte destaque para uma decisão arrojada dos Renegades, a equipa orientada pelo treinador principal, Marcus Allex, ao decidir fazer uma jogada de fake punt para Vasco Melo marcar também ele um touchdown para os visitantes e deixar tudo empatado quando íamos para o intervalo.

A segunda parte foi nos detalhes

Para o segundo tempo os Devils iriam convocar a velocidade vertical de Jordan Vieira que marcaria aquele que seria o seu quarto touchdown da temporada, depois de três no primeiro jogo, o atleta norte americano parece querer ter o seu nome mencionado todas as semanas.

Mas se algo que a segunda parte do jogo nos mostrou ter, foi uns Renegades que não viraram a cara à luta e deram tudo em campo para conseguirem recuperar da desvantagem. Com corridas do running back Carlos Matos, ou pela arte do improviso do quarterback Francisco Pereira, os Renegades lá foram movendo a bola até conseguirem empatar o jogo a 14 pontos para cada uma das equipas.

No entanto, logo na jogada seguinte ao touchdown dos Renegades, numa execução em equipas especiais, seria novamente Guilherme Solipa que correria o campo inteiro para o seu segundo touchdown do jogo e nova liderança para os Devils.

Em jeito de resposta os Renegades voltaram a conseguir correr a bola, mas o jogo acabaria por ganhar outro formato quando Francisco Pereira, quarterback da equipa visitante, teve de sair por lesão e entrou João Mota para o seu lugar. O experiente jogador, e capitão de equipa, conseguiria voltar a marcar mas o detalhe do jogo acabaria por chegar. Se até este momento todos os touchdowns marcados foram seguidos de um ponto extra bem convertido, não seria este o caso com os Renegades a falharem o único ponto extra do jogo que faria toda a diferença no resultado final.

O resultado final do jogo seria 21-20 para a equipa dos Lisboa Devils num jogo que ficou marcado por detalhes e onde um pontapé aos postes falhado fez toda a diferença.

Também em Lisboa, batalha entre Lisboa Navigators e Maia Mutts

Também neste fim-de-semana teríamos em Lisboa um duelo entre os Lisboa Navigators, que fariam a sua estreia na presente edição da competição, diante dos Maia Mutts que fazendo o seu segundo jogo procuravam a primeira vitória.

O jogo acabou por ser um jogo de pobre execução ofensiva para ambas as equipas. O quarterback dos Mutts, Arthur Faria, e o quarterback dos Navigators, Tiago Ladeira cometeram demasiados erros que se foram traduzindo num jogo com poucos pontos na primeira parte.

Já no segundo tempo o festival de erros ofensivos continuava, mas desta vez com aproveitamento das defesas ao marcarem touchdowns, ou mesmo através das equipas especiais que foram moldando o rumo do jogo.

A equipa dos Navigators acabaria por conseguir triunfar pelo resultado final de 22-13 onde o grande destaque individual vai então para os dois conjuntos defensivos responsáveis por pelo menos 5 turnovers no total.

Os próximos jogos…

No dia 2 de Fevereiro, pelas 14h, no Complexo Desportivo Municipal São João de Brito, os Lisboa Bulldogs vão receber os Braga Warriors num jogo a contar para a 4ª semana de jogos da Liga Portuguesa de Futebol Americano.

Autor: André Amorim