Com a mudança de Jorge Martín para a Aprilia surgem, naturalmente, algumas dúvidas perante a competitividade do novo campeão do mundo e foi precisamente esse ponto que Ramón Forcada quis salientar, ao recordar a oportunidade (talvez) única para o piloto se sagrar campeão, pelo menos a curto prazo.

Com muitos anos de experiência no paddock e profundo conhecedor dos meandros da categoria, Forcada esteve em mais um podcast Duralavita, onde teceu fortes palavras sobre a oportunidade que 2024 foi para o agora piloto da Aprilia: ‘Sei que agora vai soar muito mal ou politicamente muito incorreto e peço muitas desculpas aos senhores da Aprilia. Mas o Jorge suponho que estava bastante consciente que, se não ganhasse este Mundial, no próximo ano ia ter dificuldades’, disse citado pelo Motosan.

O antigo chefe de mecânicos da categoria esclareceu depois que espera estar enganado, salientando que seria positivo para o desporto que houvesse um maior nivelamento e equilíbrio entre ao motos do campeonato: ‘E oxalá me engane, porque eu acho que o campeonato beneficiaria muito respeitando o que fizeram as pessoas da Ducati. Seria muito bom que as coisas se igualassem, que houvesse dúvidas que agora não há’.

Já anteriormente Fabiano Sterlacchini, novo diretor técnico da fabricante de Noale fez questão de apontar a Ducati como a referência, ao mesmo tempo que desejou ver a Aprilia a fazer o seu caminho e a evoluir gradualmente.

Por: António Mendes