Jorge Martín e Pecco Bagnaia estão um degrau acima de todos os pilotos da grelha e Marc Márquez não tem problemas em assumi-lo, e notou desde bem cedo que o nível da dupla de pilotos era acima de todos os outros, lembrando que, sem velocidade, não há como batalhar com tais adversários.

Perante a luta pelo título, Márquez reiterou a velocidade que Martín e Bagnaia têm demonstrado: ‘Quando alguém é mais rápido do que tu isso motiva-te para atingires esse nível e já o havia percebido desde o início. Por isso quando me perguntaram em Le Mans, em Mugello e aqui Montmeló, se estava na luta pelo título e respondi que «gostaria de dizer que sim, mas não», porque vi a velocidade deles. Aqui terminei em terceiro mas terminei a 3s deles’.

E voltou a elogiar Bagnaia, que será a sua referência, explicando de seguida que sem velocidade não há como fazer frente a adversários com tal rapidez:

– Quando tens a velocidade, uma boa estratégia, super inteligente e és super consistente… mas quando não tens velocidade até podes ser o mais inteligente que o teu plano não vai funcionar, por isso vamos ver se no próximo ano posso estar mais próximo do nível do Pecco, que será a referência principal entre as Ducati.