
Massa teve pela frente um jogo tranquilo, o que era expetável face ao resultado da primeira mão e à postura inicial das equipas (indicadora de que não levantariam quaisquer tipo de problemas à equipa de arbitragem). Fez um trabalho muito positivo.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
29' Adeyemi pisou inadvertidamente o pé de Diomande, após desequilibrar-se na sequência de tentativas sucessivas de remate à baliza adversária. Não houve infração atacante. Esteve bem o árbitro ao nada assinalar.
33' Foi subtil o toque, mas a bola desviou mesmo no pé de Ryerson quando Matheus Reis cruzou da esquerda. Seria pontapé de canto para o Sporting, não de baliza para o Borussia Dortmund. Difícil de ver em campo, é certo.
Nota: foram assinaladas apenas seis infrações na primeira parte. A equipa portuguesa não cometeu nenhuma.
53' Fora de jogo bem assinalado ao ataque do Dortmund, na sequência de defesa apertada de Rui Silva a remate de Svensson.Decisão correta do árbitro assistente ao deixar prosseguir a jogada.
54' Primeira infração do Sporting na partida, cometida por Ricardo Esgaio. Números pouco habituais, mesmo em competições internacionais.
57' Rui Silva saiu aos pés de Adeyemi, em ação sempre arriscada por quem ocupa a sua posição. O avançado do Dortmund jogou a bola, que desviou no pé esquerdo do guarda-redes do Sporting. A questão é que, por força de abordagem que não teve o cuidado devido, Rui Silva atingiu, com a perna direita, a esquerda adversário, derrubando-o. Decisão correta de Davide Massa ao assinalar pontapé de penálti favorável à equipa visitada. O VAR acertadamente validou a opção.
58' Rui Silva tinha o pé esquerdo atrás da sua linha de baliza quando Guirassy executou o pontapé de penálti. Isso significa que o guarda-redes do Sporting efetuou a defesa dentro da legalidade. Tudo certo.
65' Debast empurrou Adeyemi porque entendeu que esteve reteve a bola para evitar rápido recomeço da sua equipa. Na verdade, o adversário agarrou e largou a bola de imediato. O jogo estava a decorrer de forma muito respeitosa, o que terá levado o italiano a não agir disciplinarmente (gestão compreensível). Na verdade, o belga incorreu em comportamento antidesportivo, passível de advertência.
69' Reyna rematou ao poste direito da baliza de Rui Silva, após surgir isolado frente ao guarda-redes adversário. O avançado norte-americano partiu de posição legal (saiu de trás), em avaliação correta do árbitro assistente.
73' Golo bem anulado à equipa alemã, na sequência de pontapé-livre executado à esquerda. Emre Can estava adiantado em relação à linha defensiva adversária. Nova decisão acertada do árbitro assistente, confirmada depois pela tecnologia de fora de jogo semi-automático.
74' Sabitzer derrubou Afonso Moreira de forma algo negligente. Esteve bem o árbitro italiano ao exibir-lhe o amarelo. 88' Lance entre Diomande e Adeyemi na área do Sporting, que inicialmente deixou dúvidas, pouco depois dissipadas pelas imagens: foi o avançado alemão quem puxou o braço direito do central costa-marfinense (e não o contrário). Decisão correta de Massa ao punir a respetiva infração atacante.
Nota Final - O jogo terminou com um total de dezoito infrações assinaladas (treze cometidas pela equipa da casa, cinco pelos lisboetas).
Nota - 7