
Red Bull Racing em Crise: Horner Aponta o Dedo para a Discrepância dos Dados do Túnel de Vento
O mundo da Fórmula 1 está em alvoroço com as últimas revelações de Christian Horner, o diretor da Red Bull Racing, enquanto ele desvenda a chocante razão por trás das recentes dificuldades da equipa. Numa admissão franca, Horner comparou a situação a “ver dois relógios diferentes”, atribuindo as dificuldades da Red Bull a uma significativa falta de correlação entre os dados do túnel de vento e o desempenho na pista.
Apesar da triunfante vitória de Max Verstappen no Grande Prémio do Japão e do seu status de campeão em título, a dominância da Red Bull tem vindo a diminuir desde a última temporada, sem sinais de uma recuperação na atual campanha de 2025. Após uma saída dececionante no Grande Prémio do Bahrein, os altos responsáveis da Red Bull envolveram-se em conversações de ‘crise’ para abordar os problemas prementes que afetam a equipa.
Horner reconheceu que as dificuldades técnicas enfrentadas pela equipa refletem aquelas com as quais Verstappen lidou durante a sua temporada de conquista do campeonato. A desajustagem entre os dados derivados das simulações do túnel de vento e os resultados reais na pista emergiu como um obstáculo crítico que a Red Bull deve superar rapidamente.
Como Horner elaborou, “É como dizer as horas em dois relógios diferentes.” A desconexão entre as ferramentas da equipa e o desempenho no mundo real deixou a Red Bull à procura de soluções para fechar a lacuna e restaurar a sua vantagem competitiva.
Com 2025 a marcar o último ano sob as atuais regulamentações, a Red Bull encontra-se a lutar com problemas persistentes que se arrastaram desde a temporada anterior. Enquanto algumas equipas como a Haas e a Mercedes fizeram progressos significativos, a Red Bull não conseguiu corrigir os retrocessos que a assombraram em 2024.
Olhando para o futuro, Horner mantém-se otimista de que os dados acumulados das corridas iniciais da temporada na Austrália, China, Japão e Bahrein fornecerão informações valiosas para direcionar a equipa na direção certa. Enfatizando a importância de alinhar os dados do túnel de vento com o desempenho na pista, Horner destacou a necessidade de abordar preocupações aerodinâmicas específicas que estão a prejudicar o desempenho de Verstappen na pista.
Apesar dos planos para uma nova instalação de túnel de vento no horizonte, a Red Bull terá de esperar até ao próximo ciclo de regulamentação em 2027 para aproveitar plenamente os seus benefícios. Entretanto, a equipa está focada em fazer progressos rápidos para fechar a diferença de pontos no campeonato de pilotos e salvar as suas aspirações ao campeonato.
À medida que a pressão aumenta sobre a Red Bull Racing, todos os olhares estão voltados para a capacidade da equipa de traduzir a sua experiência técnica em sucesso tangível na pista e recuperar o seu estatuto de líderes no mundo ferozmente competitivo da Fórmula 1.