O Director da Equipa Ferrari, Frederic Vasseur, revelou que a Scuderia sofreu um grande revés no que diz respeito ao limite orçamental após a FIA emitir uma directiva técnica de última hora antes do Grande Prémio de Las Vegas, forçando a equipa a redesignar os seus blocos de desgaste.

A directiva visava os blocos de desgaste satélites, uma solução inteligente utilizada por várias equipas para proteger a prancha na parte inferior dos seus carros, permitindo alturas de suspensão mais baixas para uma melhor performance aerodinâmica. Embora inicialmente considerada legal pela FIA, o design foi banido após queixas de equipas rivais—mais notavelmente a Red Bull—alegando que era uma exploração das regras.


A Ajuste Custoso da Ferrari

A Ferrari, entre as equipas forçadas a fazer alterações, teve que reformular o design dos seus blocos de desgaste com pouco aviso prévio. Embora a atualização não tenha impactado notavelmente a performance da Scuderia em Las Vegas, Vasseur destacou a pressão financeira que a directiva impôs à equipa, afirmando que consumiu significativamente o limite orçamental.

“Em termos de orçamento? Sim, muito, porque tivemos que refazer todos os blocos,” explicou Vasseur.

A cronologia da diretiva—emitida apenas uma semana antes da qualificação em Las Vegas—deixou as equipas em apuros para cumprir, com a Ferrari a suportar o peso da despesa súbita. As restrições do teto orçamental significavam que os fundos alocados para alterações no skid não podiam ser utilizados em melhorias de desempenho, potencialmente custando à Ferrari terreno valioso na sua luta com a McLaren pelo segundo lugar no Campeonato de Construtores.

A Ferrari acabou por ficar a 14 pontos da McLaren, uma margem que poderia ter sido mitigada se o orçamento tivesse estado disponível para melhorias de desempenho em vez de correções de conformidade de última hora.


Vasseur Critica o Timing da FIA

Vasseur não hesitou em expressar a sua frustração em relação ao timing e à abordagem da FIA em relação à diretiva, chamando-a de “estranha”, dado que o órgão governamental tinha anteriormente confirmado que o design do plank da Ferrari era legal.

“Tivemos também a confirmação antes disso de que o plank era legal, da parte da FIA,” afirmou Vasseur. “É verdade que a TD veio muito tarde… mas é como é. Não é uma desculpa para [desempenho], mas a abordagem foi estranha.”

Apesar da sua crítica, Vasseur enfatizou que a Ferrari optou por evitar escalar a questão, priorizando em vez disso o foco na batalha pelo campeonato com a McLaren.


Uma Distração Estratégica?

O timing da diretiva e as suas origens alimentaram especulações de que foi estrategicamente influenciada pela Red Bull, uma equipa conhecida pela sua meticulosa atenção aos detalhes na interpretação das regras. Embora Vasseur tenha optado por não se envolver em especulações, a controvérsia sublinha a corda bamba que as equipas devem andar na era do teto orçamental, onde mudanças inesperadas nas regras podem ter consequências de longo alcance.

À medida que a Ferrari muda o seu foco para 2025, a interrupção no final da temporada destaca a crescente tensão entre inovação e regulamentação na moderna Fórmula 1, e a Scuderia estará atenta a evitar retrocessos semelhantes na sua busca por voltar a contender pelo título.