Kyle Busch não está habituado a perder—mas após uma época de 2024 sem vitórias, o bicampeão da NASCAR Cup Series encontra-se numa encruzilhada. Pela primeira vez em quase duas décadas, Busch falhou os playoffs e não conseguiu conquistar uma única vitória. Mas à medida que se dirige para 2025, está determinado a reescrever a história.

No entanto, a luta de Busch não se resume a azar ou má execução. Trata-se de algo muito mais profundo—a mudança do panorama do carro Next-Gen da NASCAR. E para um piloto conhecido pelo seu estilo agressivo e domínio técnico, a nova paridade do desporto criou um desafio frustrante.

Paridade do Next-Gen da NASCAR: Uma Bênção ou uma Maldição?

Num entrevista franca com Bob Pockrass da Fox Sports, Busch revelou a sua maior dificuldade com a atual configuração da NASCAR—todos os carros são agora virtualmente idênticos.

“É apenas difícil. Quero dizer, com todos os carros a serem mais iguais, estás a lutar por centenas de milhares de polegadas. Antigamente falávamos de décimos, ou milésimos, ou o que quer que fosse, e agora é simplesmente louco como tudo está apertado.”

O carro de próxima geração, introduzido para nivelar o campo de jogo, reduziu a diferença de desempenho entre as equipas, tornando as vitórias nas corridas mais imprevisíveis do que nunca. As equipas com grandes orçamentos já não dominam ao gastar mais do que a concorrência — o que, em teoria, deveria ser bom para o desporto.

Mas para Busch—que construiu o seu legado ao aperfeiçoar o seu carro até à perfeição e explorar vantagens—a margem para o sucesso encolheu para níveis quase impossíveis.

Desilusão em Daytona e a Agonia das Chegadas por Foto-Finish

Se alguém sentiu a dor das derrotas por margens mínimas em 2024, foi Busch. Em Daytona, ele estava em posição privilegiada para vencer — até que Harrison Burton o ultrapassou por apenas 0.046 segundos.

E ele não estava sozinho. A recente era da NASCAR assistiu a algumas das chegadas mais apertadas da história:

  • Ryan Blaney vs. Daniel Suárez em Atlantamargem de 0.003 segundos
  • Kyle Larson vs. Chris Buescher em Kansasdiferança de 0.001 segundos

Para Busch, a realidade é clara — até mesmo o menor erro de cálculo pode custar uma vitória. E para um piloto que prospera em controlar o seu próprio destino, isso é uma pílula agonizante para engolir.

A Reformulação da RCR na Off-Season: Uma Nova Esperança?

Apesar de ter tido a sua pior temporada estatística desde 2005, Busch não está a desistir. Em vez disso, acredita que a Richard Childress Racing (RCR) está à beira de uma grande mudança.

“Tivemos alguns carros de corrida realmente bons no ano passado, algumas corridas muito boas, e simplesmente não conseguimos capitalizar essas oportunidades e chegar à Victory Lane.”

A RCR não esteve completamente ausente da Victory Lane em 2024—Austin Dillon conseguiu uma única vitória. Mas uma vitória não é suficiente para uma equipa que já abrigou lendas como Dale Earnhardt e espera competir por campeonatos.

A Reconstrução da RCR: Pode Colocar Busch de Novo no Topo?

Richard Childress não está a ficar parado. Após uma temporada de 2024 dececionante, a equipa limpou a casa na offseason, fazendo mudanças significativas no seu departamento de engenharia, na equipa técnica e nas operações gerais da oficina de corridas.

Busch acredita no plano, confiando que a abordagem reestruturada da equipa finalmente lhe dará um carro capaz de romper a dura competição da NASCAR.

“Fizeram algumas mudanças sérias durante a intertemporada. Esperemos que essas mudanças nos ajudem a construir um carro competitivo para 2025.”

Pode Kyle Busch encontrar redenção em 2025?

Com mais de 230 vitórias na NASCAR em todas as três séries nacionais e dois campeonatos da Cup Series, Busch continua a ser um dos pilotos mais naturalmente talentosos do pelotão. Mas o panorama da NASCAR mudou, e Busch já não é a força dominante que foi outrora.

A questão é:

  • Conseguirá Busch adaptar-se à nova era da NASCAR?
  • As movimentações da RCR na intertemporada finalmente lhe darão o carro de que precisa para voltar à Victory Lane?

Para um piloto apelidado de ‘Rowdy’, ficar de fora não é uma opção. Busch está faminto por redenção, e se a RCR realmente fez as mudanças certas, 2025 poderá ser o ano em que ele silencia os seus críticos e recupera o seu lugar entre os elite da NASCAR.

A luta começa agora.