A decisão de alto risco da Red Bull Racing de se separar de Sergio Perez antes da temporada de Fórmula 1 de 2025 não saiu barata. Segundo Helmut Marko, o conselheiro da equipa, o custo financeiro de terminar o contrato de Perez antecipadamente ascendeu a “vários milhões”, marcando uma despesa significativa para a equipa baseada em Milton Keynes.
Perez, cujo contrato tinha sido prolongado até 2026 apenas meses antes, foi dispensado após uma temporada de 2024 abaixo das expectativas. O seu substituto, o júnior da Red Bull, Liam Lawson, ocupa o lugar ao lado de Max Verstappen, sinalizando uma nova direção para a equipa.
A Queda de Perez e a Difícil Escolha da Red Bull
Apesar de um início forte na temporada de 2024, incluindo quatro pódios nas cinco primeiras corridas, a forma de Perez desmoronou na segunda metade. O piloto mexicano conseguiu apenas 21 pontos nas últimas 10 corridas, ficando a impressionantes 285 pontos atrás de Verstappen, que conquistou o Campeonato de Pilotos com duas corridas de antecedência.
As dificuldades de Perez não só afetaram a sua própria classificação, mas também contribuíram para que a Red Bull escorregasse para o terceiro lugar no Campeonato de Construtores—um golpe raro para os campeões em título. Falando sobre a decisão de dispensar Perez, Marko comentou:
“Ele não encontrou mais aquela forma, e então foi considerado que, neste ambiente, esse ressurgimento também não vai acontecer e que um adeus era o melhor. Isso também abre imediatamente muitas possibilidades para o futuro.”
O Custo da Mudança
Marko confirmou que as implicações financeiras da saída de Perez foram significativas, dada a rescisão antecipada do seu contrato. Quando questionado se a indemnização totalizava “vários milhões”, Marko admitiu:
“Estamos a falar de Fórmula 1 aqui, sim…”
Apesar dos altos custos, Marko descreveu o acordo como “aceitável para ambas as partes”, enfatizando que foi um passo necessário para a equipa realinhar as suas ambições para a próxima temporada.
O Futuro Incerto de Perez
A decisão foi um golpe para Perez, que se manteve otimista até à última corrida em Abu Dhabi de que poderia recuperar a sua forma. Refletindo sobre a mentalidade de Perez, Marko revelou:
“Não de imediato, porque ele sempre esperou encontrar a sua antiga forma novamente. Afinal, ele venceu cinco grandes prémios connosco e foi uma vez vice-campeão [em 2023].”
Atualmente, todos os lugares para 2025 estão preenchidos, deixando Perez de fora pelo menos por uma temporada. No entanto, Marko sugeriu que Perez poderia encontrar um caminho de volta à Fórmula 1 com a introdução de novas regulamentações técnicas em 2026.
“Acho que ele ainda espera pela Fórmula 1. Mas se ele ficar de fora durante um ano, então, claro, como um piloto experiente, pode sempre haver novas oportunidades para ele.”
O que vem a seguir para a Red Bull?
Com Liam Lawson promovido à equipa principal, a Red Bull aposta numa nova energia para ajudá-los a recuperar a sua dominância. Entretanto, Verstappen continua a liderar a carga enquanto a equipa procura recuperar de uma temporada desafiadora e atípica.
A mudança sublinha a busca incansável da Red Bull pela excelência, mesmo a um grande custo financeiro. Quanto a Perez, a sua jornada na F1 pode estar em pausa, mas as suas cinco vitórias em corridas e o estatuto de vice-campeão servem como um lembrete das suas capacidades—caso surja a oportunidade certa.