Ruben Amorim não o quis confirmar, não fazendo com o seu sucessor o que Silas, o seu antecessor, fez consigo. Frederico Varandas não o quis confirmar, deixando que a era Ruben Amorim acabasse.

A era Ruben Amorim acabou, com o português que mais vezes orientou o Sporting a ser já, de pleno direito, o treinador do Manchester United. E, com o fim do mais bem-sucedido técnico leonino das últimas décadas, o segredo que não era segredo deixou de o ser.

João Pereira foi anunciado como novo treinador do Sporting. Desde que a novela Ruben Amorim arrancou, o antigo internacional português foi unanimemente apontado como o senhor que se seguia, pegando na herança do seu companheiro de seleção no Mundial 2014. Agora, o Sporting tornou a transição oficial através de um comunicado enviado à CMVM. O treinador terá a sua apresentação oficial às 12h desta segunda-feira, em Alvalade.

Uma das novidades confirmada esta segunda-feira é que Luís Neto fará parte da equipa técnica de João Pereira, meses depois de deixar a equipa principal do Sporting. O central foi peça essencial no balneário de Rúben Amorim, mesmo com pouco tempo de jogo. Tiago Teixeira (adjunto), José Caldeira (adjunto), António Pina (adjunto), Hugo Tecelão (treinador de guarda-redes) completam a equipa, além de Tiago Ferreira, também treinador de guarda-redes, que transita da equipa técnica anterior.

De 40 anos, João Pereira chega, pela primeira vez, à I Liga. Após terminar a carreira com o título de campeão nacional, em 2020/21, o português foi adjunto da equipa de sub-23 dos leões, passando ao cargo de treinador principal em 2022/23.

Após duas épocas na Liga Revelação, deu o salto para a equipa B do Sporting no começo desta temporada. Na Liga 3, somou 11 jogos, com quatro vitórias, quatro empates e três derrotas, a última das quais no domingo, frente ao Oliveira do Hospital, por 2-1. É 5.º no Grupo B da Liga 3.

Como futebolista, João Pereira vestiu a camisola do Sporting em três períodos. Chegou vindo do Sporting de Braga no mercado de inverno de 2009/10, saindo, duas épocas e meia depois, para o Valencia. Voltou em 2015, pela mão de Jorge Jesus, para mais um ano e meio, regressando, com Ruben Amorim, em janeiro de 2021, para ajudar nos últimos meses da campanha que terminou com os 19 anos de jejum.

Ao longo da carreira, o lisboeta bebeu de técnicos como Giovanni Trapattoni, Ronald Koeman, Jorge Jesus, Paulo Bento, Ernesto Valverde ou o já citado Ruben Amorim. No total, João Pereira vestiu a camisola do Sporting em 154 vezes, marcando seis golos. Ganhou uma liga e uma Supertaça.

Carlos Rodrigues

O grande desafio para o homem que representou a seleção A em 40 ocasiões será estar à altura do legado de Ruben Amorim. O Sporting é o campeão nacional em título, lidera a I Liga sem pontos perdidos, passou as eliminatórias na Taça de Portugal e na Taça da Liga e está em segundo na fase liga da Liga dos Campeões.

João Pereira poderá iniciar esta missão com relativa tranquilidade, já que chega à equipa principal numa altura de paragem de seleções. O primeiro compromisso do novo técnico será para a Taça de Portugal, dia 22 de novembro, na receção ao Amarante.

A estreia, em Alvalade, será contra um adversário do escalão que Pereira conhece, dado que o Amarante está na Liga 3, ainda que numa série diferente à do Sporting B. Quatro dias depois, o grau de dificuldade subirá consideravelmente, com a partida, também em casa, contra o Arsenal, na quinta ronda da Liga dos Campeões. O treinador debutará na I Liga contra o Santa Clara, também em Alvalade, a 30 de novembro.

Curiosamente, depois dos anos de Jorge Jesus — o quarto técnico com mais jogos pelo clube, depois de Paulo Bento, Ruben Amorim e Joseph Szabo —, os verde e brancos têm sido, constantemente, orientados por antigos pupilos do amadorense. Após os breves períodos de José Peseiro e Marcel Keizer, os treinadores seguintes foram, todos, jogadores de JJ, e todos com impacto significativo: Silas era o capitão do Belenenses que foi à final da Taça em 2007, Ruben Amorim, entre o Belenenses e Benfica, foi dos futebolistas que mais encontros somou com Jesus, e João Pereira brilhou no Sporting de Braga e, em 2015, foi um pedido expresso do técnico aquando da chegada a Alvalade.

Depois de Ruben Amorim, que se sentou no banco do Sporting mais vezes do que qualquer homem desde Joseph Szabo, o Sporting entrará na transição idealizada pela estrutura de Frederico Varandas. João Pereira sobe de estatuto em Alcochete com a tarefa de concluir a missão anunciada pelo seu antecessor no Marquês de Pombal: chegar ao bicampeonato, que foge de Alvalade desde os anos 50 do século passado.