Começou este sábado a nova edição da Taça de Portugal, que tem como campeão em título o FC Porto, e foram oito os jogos que se jogaram nesta 1.ª eliminatória, aproveitando a pausa internacional.
Logo às 11 horas o duelo entre o UD Santarém e o Sacavenense deu arranque à competição, sendo que a equipa da Liga 3 derrotou o adversário da distrital, por 2-0, graças aos golos de Leandro Alves e Rúben Araújo, ambos perto do final do encontro.
A partir das 15 horas começaram outros três jogos: o Machico e o Rebordosa receberam e venceram o Macedo de Cavaleiros e o Juventude de Gaula, respetivamente, ambos por 3-0, enquanto o Ovarense-S. João Ver foi à decisão de grandes penalidades, após um empate a uma bola, onde os forasteiros foram melhores (6-7).
Às 17 horas jogaram-se mais três partidas, sendo que o destaque vai para a goleada do Sanjoanense no terreno do Ginásio Figueirense (0-5), com André Liberal a bisar e Fernando Loureiro, Gonçalo Semedo e João Couto a também colocarem o seu nome na lista de marcadores.
Nas restantes eliminatórias, o Guarda FC triunfou sobre o CD Estarreja numa festa de golos (5-4), enquanto o dérbi de Santa Maria da Feira, Lusitânia-União de Lamas, terminou com os adeptos caseiros a celebrarem (2-1).
Por fim, faltava-se jogar um jogo, às 20 horas, e era a receção da Académica ao Benfica de Castelo Branco. A Briosa ganhou tranquilamente, por 2-0, graças aos golos de Khalid Hachadi, no primeiro tempo, e de Noah Santos, no segundo.
O adversário da equipa de Coimbra na 3.ª ronda será o Torreense, da Liga 2. As 18 equipas do segundo escalão entram em competição nessa altura.