Aleix Espargaró destacou os progressos significativos da Honda, considerando-a a equipa que mais evoluiu comparativamente à temporada anterior. O piloto de testes catalão analisou o atual panorama do MotoGP após a prova em Jerez, oferecendo uma perspetiva otimista sobre o desenvolvimento da sua equipa.

Quando questionado sobre o que mais o surpreendeu no fim-de-semana, Espargaró foi direto: ‘Não muito. Penso que o campeonato está mais ou menos como o vi no ano passado. A Ducati está no topo. Penso que a Honda foi a que mais melhorou porque, uma vez mais, sei que o resto não brilha, mas o Joan [Mir] terminou a cinco segundos do quarto, por isso acho que oito segundos são apenas do chattering’.

O experiente piloto, agora que cumpre a função de piloto de testes da Honda, mostrou-se confiante no potencial da fabricante sugerindo que sem os problemas de vibração, o desempenho seria substancialmente melhor: ‘Sem este chattering, ele poderia estar a lutar pelo pódio. Sem dúvida. Por isso, penso que a Honda foi a que mais melhorou’, afirmou com convicção.

Espargaró também comentou sobre os seus adversários, destacando particularmente a pole position conquistada por Fabio Quartararo: ‘O nível está muito alto, especialmente os rapazes da Ducati, pelos tempos por volta que fizeram. Obviamente, a pole position do Fabio Quartararo hoje foi incrível. Fiquei muito, muito feliz pelo Fabio. Mas o Fabio, acho que fez cinco pole positions aqui em Jerez, é super’.

Apesar de reconhecer os progressos da Honda, o piloto catalão constatou que o panorama geral do campeonato permanece essencialmente inalterado: ‘Mais ou menos tudo está igual’, concluiu, sublinhando a continuidade da Ducati como referência dominante no MotoGP.