Alex Lowes ditou o ritmo do primeiro dia do Mundial de Superbike em Cremona. Devido à chuva matinal, só o segundo treino livre é que foi representativo, sendo nessa sessão que todos os pilotos fizeram os melhores tempos. Ivo Lopes acabou em 25.º e último.

Devido às condições, com o piso molhado e a secar, o FP1 teve apenas 11 pilotos a registarem tempos, sendo Sam Lowes (Elf Marc VDS/Ducati) o mais veloz ao bater o irmão Alex (Kawasaki) por 1,758s.

De tarde, o asfalto esteve seco, e foi uma sessão sem quaisquer constrangimentos. Apenas três pilotos lideraram, sendo Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team/Ducati) o que mais tempo esteve na frente.

No entanto, a poucos minutos do término, Alex Lowes fez o melhor tempo em 1m29,685s e bateu o italiano por 0,081s. Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) fez o terceiro tempo a 0,151s, seguindo-se Tito Rabat (Kawasaki Puccetti) e Andrea Iannone (Team GoEleven/Ducati) a fecharem o top cinco na frente de Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati).

O FP2 ficou marcado por um aparatoso acidente entre Michael van der Mark (ROKiT BMW) e Alessandro Delbianco (Yamaha Motoxracing), em que o italiano «varreu» o holandês depois de cair.

Quanto a Lopes, o português da Petronas MIE Racing Honda não foi além do último lugar, tendo completado a melhor das suas 16 voltas do FP2 em 1m32,747s – sendo 3,062s mais lento do que Alex Lowes. O #75 foi um dos poucos que rodou no FP1, acumulando também 16 voltas – a melhor delas valendo o 11.º posto nessa sessão.

Tempos: