Álex Márquez conquistou a sua primeira vitória em MotoGP, triunfando no seu Grande Prémio da Espanha, em Jerez. Após a corrida, o espanhol mostrou-se bastante emocionado com o triunfo, afirmando que este era o presente ideal para o seu aniversário, que foi no início desta semana (23 de abril).

«Fantástico, fantástico, um presente de aniversário fantástico. Uma primeira vitória em MotoGP, precisamente em Jerez, é algo fantástico. Parei a mota e pensei em passar a noite aqui, foi incrível. O público na primeira curva foi incrível, não podia pedir mais. Abordei a corrida de forma inteligente. É verdade que no início ataquei um pouco mais e perdi algum terreno, mas mantive a concentração, entrei no ritmo e tentei manter a liderança para não dar hipótese aos outros de me atacarem. Controlei muito bem a corrida e estou muito feliz. Os fãs de Jerez são os melhores do mundo», afirmou.

Imediatamente atrás de si terminou Fabio Quartararo, sendo que passaram exatamente 560 dias desde o último pódio no MotoGP para o campeão mundial de 2021, que estava claramente satisfeito, apesar de ter arrancado da pole position e liderado as primeiras dez voltas da corrida.

«É incrível estar de volta ao pódio. Estar aqui é muito especial, especialmente porque a diferença para o Álex não foi tão grande. Sabíamos que ele seria rápido, mas manter o Pecco [Bagnaia] atrás de mim foi difícil. Passaram-se muitos anos, mas estou feliz por estar de volta ao pódio aqui em Jerez. Muito obrigado aos adeptos que estiveram aqui para nos apoiar, eles aplaudiram-me após a queda de ontem. Muito obrigado, vemo-nos em Le Mans», atirou.

Já Bagnaia, terceiro classificado, não ficou tão feliz como os seus rivais, a quem fez questão de dar os prabéns, até por não ter conseguido passar pelo piloto da Yamaha.

«Sinceramente, um grande obrigado ao público, hoje foi incrível. Tirando isso, não gosto deste tipo de corridas. Fiquei preso atrás dele, tal como ontem. Sempre que me aproximava, perdia aderência e tinha de abrandar. Parabéns ao Álex pela sua primeira vitória, mas principalmente parabéns ao Fabio. Fez um trabalho fantástico com uma moto que sabemos não ser muito forte neste momento. Por isso, parabéns a ele», explicou.

Com a vitória de Alex Márquez no Grande Prémio de Espanha de MotoGP, hoje, ele e o seu irmão Marc inscreveram novamente os seus nomes a letras de ouro na história do Campeonato do Mundo de Motociclismo. No início deste ano, tornaram-se os primeiros irmãos a terminar em primeiro e segundo lugares numa mesma corrida, no Grande Prémio da Tailândia, repetindo o feito na Argentina.

A vitória de Alex hoje torna-os nos primeiros irmãos com pelo menos uma vitória cada na categoria rainha. O piloto da Gresini Ducati triunfou em Jerez após uma corrida muito ponderada, que lhe permitiu superar Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo. A tarefa do mais novo dos irmãos Márquez foi facilitada pela queda de Marc na terceira volta da corrida.