Aline Marques venceu o seu segundo grande título do ano no Campeonato Nacional de Match Play de Pitch & Putt, na Quinta do Fojo, concelho de Vila Nova de Gaia, um mês e meio depois de ter-se imposto na Taça da FPG da mesma especialidade.
Com apenas 16 anos, a jogadora do Clube de Golfe de Cantanhede superou na final da 4.ª edição da prova Arnaldo Paredes, do golfe da Quinta das Lágrimas, por 1 Up (vantagem de 1 buraco), graças a uma ponta final em que recuperou de uma desvantagem de 2 buracos.
O torneio organizado pela Federação Portuguesa de Golfe contou com os 16 primeiros classificados do Ranking Nacional de P&P. Na primeira jornada disputaram-se duas eliminatórias, com as meias-finais e a final a serem reservadas para o segundo dia, bem como os encontros de atribuição das posições secundárias.
Nas meias-finais Aline Marques tinha derrotado Tomás Ribeiro (Paredes), por 3/2, enquanto Arnaldo Paredes superiorizou-se a Daniel Mota (Cantanhede) por 1 Up.
Na primeira jornada, Aline Marques derrotara sucessivamente Francisco Sande e Castro por 3/2 e António Pedro Frade por 1 Up.
É o primeiro grande título de P&P de Aline Marques fora do seu clube de Cantanhede. A jogar em casa vencera dois torneios internacionais em 2022 e 2023, bem como a Taça da FPG de 2024.
O campeão de 2023 deste Campeonato Nacional de Match Play de P&P, Hugo Espírito Santo (Quinta das Lágrimas), perdeu desta feita nos quartos de final com Daniel Mota no 19.º buraco (‘play-off’). Depois, terminou no 7.º lugar.
O 3.º lugar foi conquistado por Daniel Mota, graças a uma vitória por 2/1 frente a Tomás Ribeiro.
Aline Marques já tinha sido vice-campeã nacional em 2019 e 2021. Arnaldo Paredes manteve o estatuto de finalista, um ano depois de ter cedido no confronto decisivo com Hugo Espírito Santo.
Classificaram-se nas posições seguintes (do 5.º ao 16.º lugar) e pela ordem indicada, António Tendeiro (Quinta das Lágrimas), João Filipe Monteiro (Quinta das Lágrimas), Hugo Espírito Santo (Quinta das Lágrimas), Rui Peres Alves (Seniores), Rui Vaz de Castro (Quinta das Lágrimas), Rui Brás (Quinta das Lágrimas), Fernando Sequeira (Seniores), Afonso Garrido (Cantanhede), Romeu Lopes (Cantanhede), Francisco Sande e Castro (ACP), Diogo Marques Lopes (CityNorte) e António Pedro Frade (CityNorte).
Aline Marques sucede na lista de Campeões Nacionais de Match Play a Pedro Correia Mendes (Paredes), vencedor da edição inicial da prova, disputada em 2019, Bernardo Pinto (Cantanhede) em 2021, Romeu Lopes (Cantanhede) em 2022, e Hugo Espírito Santo (Quinta das Lágrimas) em 2023. A prova não se realizou em 2020 devido à pandemia da Covid-19.