O futuro de Jack Doohan no lugar da Alpine para toda a temporada de F1 de 2025 continua envolto em incerteza. David Croft, um comentador renomado da Sky F1, apelou aos executivos da Alpine, Flavio Briatore e Oliver Oakes, para que ponham fim à especulação afirmando a posição de Doohan. Ele também acredita que Franco Colapinto, o piloto reserva, deve esperar pacientemente a sua vez de correr ao lado de Pierre Gasly.

A posição de Doohan na Alpine foi confirmada como substituto de Esteban Ocon no ano passado, no Grande Prémio da Holanda, apenas quatro dias antes de Colapinto substituir Logan Sargeant na Williams para as nove corridas finais de 2024. Apesar da decisão da Williams de contratar Carlos Sainz e Alex Albon para a F1 de 2025, a performance estelar de Colapinto ligou-o a várias equipas até à sua recente nomeação como piloto reserva da Alpine.

O diretor da equipa Williams, James Vowles, opina que a Alpine oferece a Colapinto a melhor oportunidade de regressar a um lugar de corrida possivelmente este ano. As incertezas sobre o contrato de Doohan, que supostamente cobre apenas as corridas iniciais da temporada, alimentaram especulações de que Colapinto poderia ser promovido a um lugar de corrida dentro de semanas. Briatore, conselheiro executivo da Alpine, já indicou anteriormente a sua disposição para fazer as mudanças necessárias.

No entanto, Doohan expressou a sua confiança de que Colapinto continua a ser o piloto reserva da equipa num recente evento de lançamento da temporada realizado em Londres. A participação contínua do australiano na nova temporada depende, segundo se reporta, da sua performance, tal como é padrão para todos os pilotos do grid.

Durante a transmissão ao vivo dos testes de pré-temporada no Bahrein, Croft instou Briatore e Oakes a apoiar publicamente Doohan para a temporada, argumentando que este precisa de mais do que cinco corridas para provar o seu valor. Croft defendeu Doohan, afirmando que o novato foi instruído a manter-se fora de problemas durante a sua corrida de estreia e o resultado não reflete o seu potencial.

Doohan fez a sua estreia na F1 na corrida final de 2024 no Grande Prémio de Abu Dhabi, após a saída de Ocon da Alpine. Apesar de ter terminado na modesta 15ª posição na sua estreia, Croft elogiou Doohan e criticou os juízos feitos sobre o seu desempenho com base na sua única experiência em grande prémio.

À medida que a temporada de F1 de 2025 está prestes a começar com a corrida em casa de Doohan na Austrália, Croft mostrou o seu apoio a Doohan em meio a conversas sobre esta ser a sua última corrida. Ele argumentou que o desempenho de qualificação de Doohan foi afetado por ter sido enviado para o tráfego, arrefecendo os seus pneus e perdendo aderência. A sua baixa posição de partida e as instruções para apenas levar o carro para casa em segurança fizeram com que a sua corrida parecesse fraca, o que, segundo Croft, não reflete com precisão as suas capacidades.

Em conclusão, o debate sobre o futuro de Doohan na Alpine continua. No entanto, parece evidente que ele merece mais oportunidades para se provar e silenciar os seus críticos. A decisão de Briatore e Oakes sobre a posição de Doohan poderá moldar a direção da temporada de F1 de 2025.