
A notícia chegou esta terça-feira. Anabela Santos, antiga internacional portuguesa, faleceu aos 57 anos.
A ex-jogadora foi formada no Sp. Cruz, tendo representado o Boavista, o Gatões e a ARC Várzea, e vestiu a camisola da Seleção Nacional AA em 44 ocasiões, com oito golos na conta pessoal com o emblema das Quinas ao peito.
No final da carreira, ainda enveredou pelo futsal, ao serviço do Jornada Mágica em 2011/12.
Em comunicado, Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, deixou uma mensagem de lamento. «A Anabela marcou uma geração do futebol feminino em Portugal, numa década de 90 em que eram poucas e muito corajosas as mulheres que se dedicavam ao futebol, lutando contra o preconceito da sociedade e a falta gritante de condições e oportunidades. Enalteço a sua coragem, e o legado importante para as futuras gerações, tendo representado a nossa Seleção em 44 ocasiões. Em nome de todas as jogadoras e jogadores, presto-lhe uma sentida homenagem.»
Também Carla Couto, antiga internacional lusa, deixou várias palavras. «Nunca esquecerei os momentos que passámos juntas, em particular na Seleção Nacional, e tudo aquilo que fizemos para dignificar Portugal e o nosso futebol.
Deixo à sua família e amigos uma mensagem de solidariedade, na certeza de que apesar desta crueldade que a vida lhes trouxe, estão muito orgulhosos do ser humano fantástico que a Anabela foi.»
À família e amigos de Anabela, o zerozero endereça as mais sentidas condolências.