A ANTEVISÃO: NORRIS SAI DA POLE E VERSTAPPEN APENAS DE 17.º NUMA SESSÃO CAÓTICA DEVIDO À CHUVA
A poucas rondas do final do campeonato, poucos acreditam que ainda podemos ter uma verdadeira luta pelo campeonato entre Max Verstappen e Lando Norris. Mas, após a qualificação de hoje, essa ideia pode sofrer uma enorme reviravolta. Numa qualificação absolutamente caótica à chuva, Norris qualificou-se na pole position, enquanto o campeão do mundo vai sair apenas de 17.º.
Mas o próprio Norris não ficou nada longe de ser eliminado na Q1, numa sessão em que os pilotos tiveram de andar de pneus de chuva forte, com muita água na pista. Essa sessão viu a eliminação de Lewis Hamilton, em 16.º, à frente de Ollie Bearman, Franco Colapinto (que bateu e provocou uma bandeira vermelha), Nico Hulkenberg e Zhou Guanyu).
A Q2 viu mais dois acidentes com bandeira vermelha, primeiro de Carlos Sainz, que ficou pela Q2 e qualificou-se em 14.º, e de Lance Stroll, que chegou, apesar de tudo, à Q3, mas provocou uma bandeira vermelha a poucos segundos do fim que apanhou os dois pilotos da Red Bull. Sergio Pérez foi 13.º e Max Verstappen 12.º, atrás de Valtteri Bottas (Pierre Gasly foi 15.º), mas Verstappen tem uma penalização de cinco lugares por troca de componentes no seu carro e vai sair de 17.º.
Chegada a Q3, cabia a Norris maximizar o azar do seu rival pelo campeonato e foi precisamente isso que ele fez, numa sessão que teve mais duas bandeiras vermelhas, por acidentes de Fernando Alonso e Alex Albon. Norris fez a sua melhor volta em 1:23.405 minutos, batendo o Mercedes de George Russell por 0.173 segundos.
A segunda linha vai ter, surpreendentemente, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon, com Liam Lawson a sair de quinto. Charles Leclerc foi apenas sexto com o Ferrari, à frente de Albon e de Oscar Piastri, que foi o mais lento dos oito carros que fizeram um tempo na Q3. Os dois Aston Martin, de Alonso e Stroll, saem de nono e décimo, desde que tenham carro para uma corrida que está agendada para as 15h30.
EQUIPA A TER EM CONTA
McLaren – Com uma grelha tão misturada, é difícil apontar uma equipa a ter em conta, mas a McLaren continua a ser a equipa com melhores condições para fazer boa figura, sobretudo com Norris a sair da pole position. Piastri não fez uma boa Q3, mas também tem condições para recuperar ao longo da corrida.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
Yuki Tsunoda – É a primeira vez que o japonês consegue um top-3 em qualificação desde que chegou à Fórmula 1 e está em posição para garantir bons pontos para a sua equipa. Aliás, com Liam Lawson a qualificar-se em quinto e a Haas a ter ambos os carros eliminados na Q1, essa luta no campeonato de construtores pode virar a favor da VCARB.